Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Agricultura Orgânica

Entenda o que é a agricultura orgânica, qual é a sua importância e os seus aspectos principais.

A agricultura orgânica é uma forma ambientalmente sustentável de se utilizar o solo para a produção, ou seja, de forma a garantir a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras. A principal preocupação e objetivo da agricultura orgânica é garantir a saúde no consumo dos alimentos, diminuindo ou eliminando a presença de agrotóxicos e outros produtos químicos durante o cultivo.

Existem quatro princípios básicos da agricultura orgânica, a saber:

1 – respeito à natureza: considerando a necessidade de se preservar os solos, os recursos naturais, os animais etc.;

2 – diversificação de culturas: com a preocupação de desenvolver a diversidade de produtos cultivados, tanto para equilibrar o solo quanto para garantir variedade;

3 – independência entre os sistemas produtivos: de modo a separar a produção agrícola dos sistemas industriais e comerciais, ao contrário da agricultura mecanizada;

4 – o solo é um organismo vivo: o entendimento de que o solo deve ser preservado, incluindo a manutenção de seus nutrientes, micro-organismos e seres vivos em geral.

Nesse sentido, todo o processo é realizado de maneira a não empregar qualquer produto químico que possa alterar a qualidade dos elementos cultivados e nem a capacidade dos alimentos em fazer bem à saúde. Assim, fertilizantes e defensivos agrícolas são substituídos por adubos orgânicos e métodos naturais de controle de pragas, entre outras formas de cultivo.

Na maior parte dos casos, a agricultura orgânica é mantida no contexto da agricultura familiar, com pequenos produtores que utilizam, sobretudo, o trabalho manual, ou seja, sem recorrer a grandes maquinários. Além disso, em áreas de produção em maior escala, emprega-se uma grande quantidade de mão de obra, gerando mais empregos no campo. A maioria dos produtos cultivados refere-se à chamada “cultura do pobre”, que envolve basicamente aqueles alimentos que são cotidianamente consumidos pelas famílias, como arroz, feijão, verduras, frutas etc.


A agricultura orgânica prioriza a variedade na produção de alimentos

O Brasil é o décimo maior país em área destinada à agricultura orgânica. No entanto, isso equivale a apenas 0,25% de todas as terras agrícolas do país, o que revela a necessidade de se aumentar os investimentos públicos e privados nesse setor, principalmente para garantir mais alimentos saudáveis na mesa das pessoas. Os países que mais possuem agricultura orgânica são Austrália, Argentina, Estados Unidos, China e Espanha.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

A agricultura orgânica utiliza trabalho manual e sem agrotóxicos A agricultura orgânica utiliza trabalho manual e sem agrotóxicos
Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Agricultura

Geografia

Agricultura Familiar

Geografia

Agrotóxicos

Geografia

Poluição do Solo

Últimos artigos

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.

Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte foi um dos grandes nomes da história francesa, sendo um general que expandiu os ideais da Revolução Francesa pelo continente europeu.