Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Escola | Ensino Fundamental I

A escola é o lugar em que aprendemos sobre cultura e como a sociedade funciona, além também de estudarmos matérias específicas. Assim, essa instituição colabora com a nossa vida, nos tornando cidadãos, nos ensinando a respeitar diferentes pontos de vista e a história de todos os envolvidos, além de nos formar profissionais competentes.

Leia também: 15 de março – Dia da Escola

Mas a pergunta é: sempre existiu escola?

Não. Antes de conhecermos a instituição escola como temos hoje, vale lembrar que os ensinamentos eram passados de pais para filhos, de geração para geração. Por exemplo, quando um pai tinha a profissão de marceneiro, ele passava a seu filho esses conhecimentos para que este pudesse crescer e ter a mesma profissão. Isso também acontecia quando uma família possuía um comércio, pois ensinavam-se aos filhos os princípios do trabalho que havia nesse comércio.

A escola é o lugar em que aprendemos importantes lições para a vida inteira.

Levar esses ensinamentos para a escola não foi rápido, demorou muitos séculos até que ela se tornasse como a conhecemos hoje. É importante lembrar que, antes, houve um tempo em que os professores iam até a casa dos alunos para dar as aulas e ensinar as matérias necessárias. O objetivo era educar completamente, desde o desenvolvimento da ética, pensamento político até conhecimentos religiosos. Mas é importante lembrar que esse processo era exclusivo para homens.

 

As mulheres só puderam ir às escolas muitos séculos depois, porque elas eram criadas para serem mães e donas de casa, por isso muitos não consideravam necessário elas terem um trabalho fora do lar. Com o passar do tempo, esse processo foi mudando, e as meninas conseguiram o direito de estudar. No começo só algumas podiam, mas, aos poucos, isso foi mudando, até chegar aos dias de hoje, em que a escola é para todos, tanto para meninos como para meninas.

Hoje em dia, meninos e meninas podem frequentar as escolas.
Hoje em dia, meninos e meninas podem frequentar as escolas.

Veja também: História das escolas no mundo – o rumo e as características ao longo dos séculos

Quem trabalha na escola?

Assim como a escola é para todos, ela também é formada por um grande número de profissionais. Cada um tem uma função específica para o bom funcionamento da escola. Vamos conhecer quais são esses profissionais?

 

  • Professores: os responsáveis pela transmissão do conteúdo sistematizado, por trabalhar os processos de aprendizagem.

  • Coordenadores: acompanham os processos de aprendizagem de cada aluno, bem como também na forma coletiva, buscando uma melhor convivência para todos na escola.

  • Secretária: tem como principal função cuidar dos diferentes documentos escolares, para que ocorra o funcionamento adequado e regular.

  • Diretor: deve procurar manter o bom funcionamento da escola de uma forma geral. Também é sua função incentivar, inspirar e motivar alunos, professores, funcionários, além de ser responsável pela mediação da escola com a comunidade externa à instituição.

  • Merendeira: a grande responsável pela alimentação dos alunos na escola. Possui técnicas específicas e cuidados necessários com os alimentos. Geralmente uma escola possui diversas pessoas com essa função.

  • Faxineira: tem como função cuidar da limpeza dos diferentes espaços da escola.

  • Porteiro: responsável por fiscalizar a entrada e a saída de alunos, bem como de qualquer outra pessoa.

Toda a equipe é fundamental para o bom funcionamento da escola.

Atividades

Questão 1 - Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

  1. ( ) A escola é uma instituição que promove os processos de ensino cultural e de conteúdos específicos.

  2. ( ) As primeiras escolas eram exclusivas para as meninas.

  3. ( ) Para o bom funcionamento da escola, não é necessário uma equipe que colabore para todo o processo.

  4. ( ) Os conteúdos escolares devem ser ensinados principalmente pelos professores.

Resolução

V-F-F-V

Depois de tanto aprendizado, vamos colorir esta parte que é fundamental para a escola? Vamos caprichar!

*Para baixar o desenho em PDF e imprimir, clique aqui.

Por Jacqueline Iglesias

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

15 de março - Dia da Escola

Ciências

A Família

História

A História das Escolas

História

Família e Escola

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.