Efeitos nocivos do Sol

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Efeitos nocivos do Sol O Sol pode provocar queimaduras na pele
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Sabemos que o sol é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos no planeta, uma vez que sua luz é utilizada na realização da fotossíntese, o que garante a sobrevivência de plantas e algas que constituem a base da cadeia alimentar. Além disso, no nosso corpo, a luz solar é importante para a fabricação de vitamina D, que garante o desenvolvimento adequado dos nossos ossos. Todavia, a exposição exagerado ao sol apresenta alguns efeitos nocivos, por isso, é necessária bastante precaução.

Entre os principais efeitos nocivos do Sol, estão as queimaduras de pele. Esse problema inicia-se com o aumento da vermelhidão na área exposta à radiação UV emitida pelo Sol. Na área do corpo atingida, é comum sentir dor, que aumenta de acordo com a intensidade da queimadura. Em casos mais graves, aparecem bolhas, que não devem ser estouradas sob nenhuma hipótese.

Quando ficamos muito tempo expostos ao Sol, podemos sofrer também com problemas de desidratação. Em dias quentes, perdemos grande quantidade de água pelo suor, o que acontece para evitar o aumento exagerado da temperatura do corpo.

A radiação emitida pelo Sol também pode desencadear problemas oculares, tais como cegueira e catarata. Esses dois problemas são graves e são desencadeados pela exposição inadequada ao sol no decorrer dos anos.

Outro problema bastante comum desencadeado pela radiação UV é o envelhecimento da pele, o que provoca o surgimento de rugas precocemente. Isso ocorre porque a radiação causa problemas na produção de dois produtos: o colágeno e a elastina, que dão elasticidade à pele.

Além de todos esses problemas, existe ainda o risco aumentado de câncer de pele. Alguns dos sintomas desse tipo de câncer são o surgimento de manchas e feridas na pele e modificações naquelas já existentes, como aumento do tamanho e sangramento. Vale destacar que normalmente o surgimento de câncer está relacionado com a maneira como o corpo foi exposto ao sol durante a vida, ou seja, apresenta efeito cumulativo.

Todavia, seguindo algumas medidas básicas, todos os problemas citados acima podem ser evitados. Veja a seguir algumas dicas:

O uso de protetor solar é uma das principais maneiras de prevenir-se contra os efeitos nocivos do Sol
O uso de protetor solar é uma das principais maneiras de prevenir-se contra os efeitos nocivos do Sol

Evite expor-se ao sol após as 10 horas da manhã e antes das 16 horas;

Use protetor solar sempre que se expor ao sol, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso;

Escolha um protetor de acordo com seu tipo de pele. O melhor profissional para fornecer essa informação é o dermatologista;

Aplique o protetor solar 30 minutos antes de sair ao sol e reaplique a cada duas horas e sempre que sair da água;

Sempre que possível, utilize chapéus, bonés e sombrinhas para proteger-se do Sol;

Procure sempre utilizar óculos escuros para proteger os olhos;

Quando ficar muito tempo exposto ao Sol, lembre-se de ingerir bastante líquido e ingerir alimentos leves.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

-

    Escola Kids