Os esportes olímpicos são os esportes praticados em uma edição de Jogos Olímpicos. Essa escolha é responsabilidade do COI, instituição que organiza as Olimpíadas.
Os esportes olímpicos são os esportes presentes em uma edição dos Jogos Olímpicos. A escolha deles é feita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que exige que eles sejam regidos por uma federação internacional e adotem um código antidopagem.
É papel das federações internacionais solicitar ao COI a inclusão de um esporte ou modalidade nas Olimpíadas, e cabe ao comitê acolher ou rejeitar o pedido. O COI modifica o programa olímpico a cada edição olímpica. Ao longo da história, diversos esportes deixaram de ser olímpicos.
Leia também: Como são as Olimpíadas (Jogos Olímpicos)?
Os esportes olímpicos são os esportes e as modalidades presentes em uma edição das Olimpíadas. O conjunto dos esportes praticados em uma edição dos Jogos Olímpicos é conhecido como programa olímpico, formulado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), organização responsável pelas Olimpíadas.
A definição de quais serão os esportes olímpicos parte do COI e segue alguns critérios fundamentais para essa organização. O COI exige que os esportes tenham federações internacionais, caso queiram aderir ao programa olímpico. Essas federações devem regular o esporte internacionalmente, atuar para o desenvolvimento das modalidades, respeitar os valores olímpicos, e formular critérios para classificação de atletas para as Olimpíadas.
Além disso, o COI determina que o Código Mundial Antidopagem seja adotado pelas federações internacionais que regem os seus esportes. Uma vez atendido os critérios do COI, é papel das federações internacionais fazer o pedido para que o comitê inclua as modalidades no programa olímpico.
A cada edição, o COI revisa o programa olímpico, fazendo modificações e incluindo ou excluindo esportes e modalidades. Além disso, o programa é feito de maneira a atender o número máximo de atletas estipulado pelo COI para uma edição dos Jogos Olímpicos: 10.500 atletas. Outro ponto muito importante na definição do programa olímpico é a popularidade de um esporte.
Atualmente, o programa olímpico estabelecido pelo COI foi definido para as Olimpíadas de Paris, em 2024, e para as Olimpíadas de Inverno, em Milão e Cortina d’Ampezzo, em 2026. Para esses eventos, os esportes e modalidades que estarão presentes são os que veremos a seguir.
Acesse também: Copa do Mundo — detalhes sobre a maior competição de futebol que existe
Ao longo da história, o programa olímpico foi modificado por diversas vezes e diversas modalidades foram retiradas dele, deixando de ser olímpicas, apesar de muitas estarem aptas para retornarem, caso o COI ache conveniente. Recentemente, o COI retirou três esportes do programa olímpico. Esses esportes foram:
Anteriormente, outros esportes foram retirados do programa olímpico, como:
Recentemente, o COI fez modificações no programa olímpico, visando as Olimpíadas de Verão, em 2024, e de Inverno, em 2026. Foram mudanças simples e poucas inclusões aconteceram. As mudanças foram as seguintes:
Os esportes paralímpicos são os esportes e as modalidades presentes em uma edição das Paralimpíadas. Esse é outro evento poliesportivo, realizado para incluir atletas com mobilidade reduzida, atletas cegos e atletas com paralisia cerebral. Foi estabelecido em 1960 como parte de um esforço de usar o esporte para dar mais qualidade de vida a pessoas com deficiências físicas ou mentais.
As Paralimpíadas são realizadas na mesma sede que recebe os Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, a cada quatro anos, e têm o programa esportivo que veremos a seguir.
Os esportes olímpicos se estabeleceram com o surgimento das Olimpíadas, cuja versão moderna foi criada pelo Barão de Coubertin, um aristocrata francês, no final do século XIX. Foi por iniciativa dele que foi fundado o COI, e a primeira edição das Olimpíadas ocorreu em Atenas, no ano de 1896.
O programa olímpico da primeira edição de Olimpíadas era bem menor do que o estabelecido para a edição de 2024. Alguns esportes ainda são praticados nos Jogos Olímpicos, mas outros foram retirados do programa ao longo do tempo. As Olimpíadas originais foram uma criação dos gregos na Antiguidade, ocorrendo, desde o século VIII a.C., como um festival religioso que cultuava a Zeus.
Crédito de imagem
[1]Victor Velter / Shutterstock
Fontes
COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL. Carta Olímpica. Disponível em: https://www.fadu.pt/files/protocolos-contratos/PNED_publica_CartaOlimpica.pdf.
REDAÇÃO. COI define programa de Paris 2024 com igualdade de gêneros em participação e confirma breaking. Disponível em: https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/coi-define-programa-de-paris-2024-com-igualdade-de-generos-em-participacao-e-confirma-breakdance.ghtml.
REDAÇÃO. Esportes. Disponível em: https://olympics.com/pt/esportes/.
REDAÇÃO. Olimpíadas do passado: conheça 10 modalidades da antiguidade. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/olimpiadasdo-passado-conheca-10-modalidades-da-antiguidade.phtml.