Qual matéria está procurando ?

História

História

História do jogo das pedrinhas

Saiba mais sobre a história do jogo das pedrinhas.

Existem inúmeras brincadeiras e jogos que atravessaram os séculos e existem até os dias atuais. Apesar de nós não sabermos as origens das brincadeiras, acabamos aprendendo através de algum familiar que nos ensina como brincar. Isso acontece, na maior parte das vezes, de forma oral, com uma pessoa mais velha dizendo como se brinca ou se joga a uma criança. O mesmo pode se dizer do jogo das pedrinhas.

O jogo das pedrinhas tem vários outros nomes pelo mundo, sendo também conhecido como “cinco marias”, “jogo do osso”, “onente”, “bato”, “arriós”, “telhos”, “chocos”, “nécara”, “Chinas y Chinos”, “Knucklebones”, “Osselet” ou “bugalhos”. O jogo consiste em lançar com a mão para o alto um dos cinco objetos que o compõe e pegar os demais que ficaram no chão.

Segundo o folclorista brasileiro Câmara Cascudo, o jogo das pedrinhas tem mais de vinte séculos! Não se sabe ao certo sua origem. Os gregos chamavam o jogo de Astragalissimo, e os romanos, de Pentalia, por ser jogado com cinco tentos.

Oficialmente no Império Romano era conhecido como Jogo dos Ossinhos, por se usar ossos. Isso indica que a brincadeira pode ser realizada com diversos materiais, como ossos, pedras, metais ou, como é comum no Brasil, com pequenos saquinhos recheados de areia ou arroz.

O fato de os soldados das Legiões do exército romano terem se espalhado por diversos locais do mundo pode explicar a expansão da brincadeira para vários locais. No Brasil, a brincadeira veio possivelmente com os portugueses durante o período de colonização. Isso pode também explicar o nome de cinco marias, já que os portugueses eram católicos.

Uma das formas de jogar é a seguinte:

1ª Fase

- Jogar as cinco pedrinhas no chão;

- Escolher uma delas, que será jogada para o alto, enquanto se pega uma das quatro, sem tocar nas demais. Esperar a que está no alto cair também na mesma mão. Repetir com todas as outras que estão no chão.

Fase

- Jogar as cinco pedrinhas e tomar de novo uma delas;

- Jogar as pedrinhas para o alto e pegar de duas em duas as demais.

Fase

- Jogar as cinco pedrinhas no chão e tomar uma delas;

- Jogar as pedrinhas para o alto e pegar primeiro uma e depois três, de uma só vez.

Fase

- Jogar as cinco pedrinhas e tomar uma delas;

- Jogá-la para o alto e, enquanto ela volta, pegar as quatro de uma só vez, aparando rapidamente também a primeira.

Essa é uma das formas de jogar, mas existem várias outras. Depende de sua criatividade para alterar o jogo! O que você acha de chamar outras crianças para te acompanhar na brincadeira?


Por Tales Pinto
Mestre em História

 

Tela de Jean-Baptiste-Siméon Chardin (1699-1779) representando o jogo das pedrinhas Tela de Jean-Baptiste-Siméon Chardin (1699-1779) representando o jogo das pedrinhas
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Brincando com a matemática

Datas Comemorativas

22 de agosto - Dia do Folclore

História

História dos Jogos Olímpicos

Últimos artigos

Sistema respiratório | Ensino Fundamental I

O sistema respiratório é responsável pela oxigenação das células. Para que isso aconteça, é necessário que o ar passe por diversos órgãos.

Sistema Urinário | Ensino Fundamental I

O sistema urinário é o responsável por eliminar as excretas do organismo, isto é, tudo aquilo de que nosso corpo não precisa mais.

8 de setembro — Dia Internacional da Alfabetização

O Dia Internacional da Alfabetização é uma data que busca conscientizar sobre os vários problemas que envolvem a alfabetização no Brasil e no mundo.

Idade Antiga

Idade Antiga é um dos períodos da história humana, de acordo com a periodização que predomina atualmente na disciplina. Trata sobre as civilizações antigas.