Qual matéria está procurando ?

História

História

História dos Jogos Olímpicos

Conheça a história dos Jogos Olímpicos, o modo como eles estavam associados à mitologia grega e o modo de vida das antigas cidades-estado gregas.

Alguém, seja da sua família, seja da sua escola, já deve ter comentado com você algo sobre os Jogos Olímpicos, ou as Olimpíadas. Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, em competidores atuais, como o nadador estadunidense Michael Felps ou o velocista jamaicano Usain Bolt, ambos multicampeões e recordistas olímpicos do século XXI. Pois bem, mesmo não sabendo quem são esses dois atletas, certamente você já assistiu a alguma competição olímpica pela televisão, como atletismo, natação, voleibol ou ginástica. Mas por que essas competições têm o nome de “Olimpíadas”? Qual é a sua origem? Enfim, qual é a história dos Jogos Olímpicos?

→ Origem dos Jogos Olímpicos

Os jogos olímpicos são competições muito antigas. Remontam à antiga civilização grega, em especial ao período clássico dessa civilização, no qual estiveram em seu auge cidades-estado como Atenas, Esparta e Tebas. Os jogos levam esse nome pelo fato de, na Grécia Antiga, terem sido realizados em uma cidade-estado chamada Olímpia. Não se sabe com precisão as razões históricas para a escolha de Olímpia como sede dos jogos, mas há contornos mítico-religiosos nessa escolha que devem ser levados em consideração.

Conta a lenda que o herói grego Hércules (ou Héracles), filho do deus Zeus com uma humana, para comemorar o cumprimento do primeiro de seus Doze Trabalhos, inaugurou uma festa na cidade de Olímpia em homenagem a seu pai. Tal festa ficou caracterizada pelas competições de jogos esportivos, que levavam em conta o desempenho de força, velocidade, beleza de movimentos etc.

Além dessa narrativa mítica, há outras históricas, mas que são também envoltas em mistérios. É o caso do grego Corobeu, que, conta-se, no ano de 776 a.C., teria vencido a primeira prova de corrida das Olimpíadas, tendo corrido da cidade de Elis até o estádio de Olímpia. Esse teria sido, em todo caso, o marco da origem do esporte olímpico conhecido como atletismo.

O fato é que, apesar da falta de precisão exata para definir a origem dos Jogos Olímpicos, os cidadãos das cidades-estado gregas, principalmente de Atenas e Esparta, realmente peregrinavam de quatro em quatro anos para Olímpia a fim de dedicarem-se à prática dos jogos esportivos. Essa prática tinha de fato relação com o culto a Zeus. Tanto é que, na abertura dos jogos, os participantes sacrificavam animais em homenagem ao pai de Hércules. As competições também tinham a função de celebrar as tréguas das guerras nas quais as cidades-estado gregas estavam frequentemente envolvidas.

Com o fim da civilização grega clássica, os jogos esportivos passaram a ter uma configuração muito particular em cada civilização posterior aos gregos, como os romanos, que se divertiam com a prática de esportes semelhantes, mas que não haviam estabelecido associação direta com os jogos de Olímpia. O Jogos Olímpicos, tal como os conhecemos hoje, só passaram a existir no fim do século XIX por obra de um aristocrata suíço chamado Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin. Coubertin foi um dos promotores dos Jogos Olímpicos de Verão de 1896, realizados em Atenas, capital da Grécia.

* Créditos da imagem: Shutterstock e Iazyllama


Por Me. Cláudio Fernandes

Os jogos olímpicos originaram-se na cidade-estado grega Olímpia * Os jogos olímpicos originaram-se na cidade-estado grega Olímpia *
Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

História

Período clássico da Grécia

História

História do jogo das pedrinhas

História

História da Copa do Mundo

Últimos artigos

Sistema respiratório | Ensino Fundamental I

O sistema respiratório é responsável pela oxigenação das células. Para que isso aconteça, é necessário que o ar passe por diversos órgãos.

Sistema Urinário | Ensino Fundamental I

O sistema urinário é o responsável por eliminar as excretas do organismo, isto é, tudo aquilo de que nosso corpo não precisa mais.

8 de setembro — Dia Internacional da Alfabetização

O Dia Internacional da Alfabetização é uma data que busca conscientizar sobre os vários problemas que envolvem a alfabetização no Brasil e no mundo.

Idade Antiga

Idade Antiga é um dos períodos da história humana, de acordo com a periodização que predomina atualmente na disciplina. Trata sobre as civilizações antigas.