Divisão binária

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Divisão binária Observe a reprodução por divisão binária ocorrendo em uma ameba
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Como sabemos, um organismo dá origem a outro graças ao processo reprodutivo, que é diferente em cada ser vivo. A reprodução pode ocorrer de duas formas: sexuadamente ou assexuadamente. Um exemplo de reprodução assexuada é a divisão binária, um processo que ocorre, por exemplo, em bactérias.

Reprodução assexuada

A reprodução assexuada é aquela em que um organismo dá origem a outro sem que ocorra a interação entre gametas (células reprodutivas). Nesse caso, não há recombinação genética, e o organismo gerado é idêntico ao que o gerou. É comum referir-se a organismos gerados por meio de reprodução assexuada como clones. Vale salientar que, em alguns casos, ocorrem mutações, fazendo com que surjam organismos diferentes.

A reprodução assexuada é diferente da sexuada, pois esta envolve gametas, gerando, portanto, uma grande variabilidade genética. Além disso, a reprodução assexuada requer menos energia que a reprodução sexuada. Como exemplo de reprodução assexuada, podemos citar os processos de divisão binária, divisão múltipla, partenogênese, brotamento, fragmentação e propagação vegetativa.

Divisão binária

A divisão binária é um processo assexuado. Esse tipo de reprodução, também chamado de bipartição, cissiparidade ou fissão, ocorre em diferentes organismos e é comum em protozoários e bactérias.

O processo de divisão binária baseia-se na divisão do organismo ao meio, dando origem a outro idêntico, exceto quando surgem mutações. Inicialmente, verifica-se a multiplicação do material genético, o aumento da célula e, posteriormente, a divisão da célula em duas.

Podemos ainda observar a divisão binária em alguns organismos multicelulares. As planárias, por exemplo, podem reproduzir-se dessa forma. Inicialmente, um organismo sofre separação da cabeça da região posterior do corpo. Depois dessa separação, ocorre a regeneração das partes que faltam nesses fragmentos. Dessa forma, são originadas duas planárias.

Avaliação

-

    Escola Kids