Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data comemorativa que acontece no segundo domingo do mês de maio, no qual se homenageia as mães por todo o carinho e amor que elas dão para seus filhos. Essa data comemorativa foi celebrada em nosso país pela primeira vez na década de 1910, mas só foi oficializada como data comemorativa, por Getúlio Vargas, em 1932.

Essa data surgiu nos Estados Unidos como resultado da ação de Anna Jarvis, uma norte-americana que propôs a criação do Dia das Mães como uma forma de homenagear sua mãe, Ann Jarvis, uma metodista que dedicou sua vida à realização de obras de caridade, principalmente, durante a Guerra Civil Americana.

Acesse também: Dia Internacional da Mulher, importante data na luta das mulheres por igualdade

Origem do Dia das Mães

O Dia das Mães é celebrado, no Brasil, no segundo domingo de maio, desde 1932. Essa data foi estabelecida nos Estados Unidos, em 1914.

O Dia das Mães surgiu nos Estados Unidos, no começo do século XX, sendo idealizado por Anna Jarvis. Ações para homenagear as mães, e todo o seu carinho e dedicação para com seus filhos, não foram uma exclusividade dos norte-americanos, uma vez que os historiadores comprovaram que povos da Antiguidade já as promoviam.

Os romanos, por exemplo, celebravam a maternidade realizando um festival para uma deusa chamada Cibele. De toda forma, a celebração moderna não foi herdada desse festival, mas por conta do mencionado papel de Anna Jarvis em criar uma data comemorativa para homenagear sua mãe, Ann Jarvis.

Quem foi Ann Jarvis?

Ann Maria Reeves Jarvis nasceu no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 30 de setembro de 1832. Ela cresceu em uma família metodista, e, após se casar com Granville Jarvis, mudou-se para o estado da Virgínia Ocidental. A partir da década de 1850, passou a dedicar-se a ações sociais na região onde vivia.

Ann Maria Jarvis dedicou-se ao Mother’s Day Work Club (Clube de Trabalho do Dia das Mães), uma instituição na qual ela e outras mulheres dedicaram-se a melhorar as condições sanitárias da população que vivia em algumas cidades da Virgínia Ocidental. Elas procuravam cuidar da saúde das pessoas e conscientizá-las da importância das boas condições sanitárias, ou seja, da higiene.

Com o início da Guerra Civil Americana, Ann Maria Jarvis passou a atuar no cuidado com os soldados, independentemente do lado em que eles lutavam. Ela tratava de homens feridos, além de fornecer alimentos e roupas para os que necessitavam. Importante lembrar que a Guerra Civil Americana foi, em questões de mortalidade, o pior conflito da história dos Estados Unidos.

Depois da guerra, Ann Maria Jarvis passou a dedicar-se a promover a união entre as pessoas divididas após quatro anos de guerra. Essas ações foram realizadas por meio do Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade). Esse foi um evento idealizado por ela e outras mulheres de seu clube para reunir ex-soldados e suas famílias.

Ann Maria Jarvis permaneceu na Virgínia Ocidental até 1902, quando seu marido morreu. Com a piora de sua saúde, ela se mudou para a Filadélfia e passou a viver perto de Anna Jarvis, sua filha. Ann Jarvis faleceu na Filadélfia, em 8 de maio de 1905.

Criação do Dia das Mães

Depois que Ann Maria Jarvis faleceu, sua filha, Anna Jarvis, nascida em 1º de maio de 1864, entrou em forte luto. Em 1907, ela decidiu criar uma data comemorativa para homenagear a sua mãe, e então foi idealizado o Dia das Mães, cujo intuito era celebrar sua mãe, Ann Maria Jarvis, mas também a maternidade.

A ideia de Anna Jarvis não era inédita nos Estados Unidos, pois, no século XIX, houve iniciativas para criação de uma data do tipo. Um caso conhecido é o de Julia Ward Howe, uma poetisa e ativista que propôs a criação do Mother’s Day for Peace (Dia das Mães pela Paz), como homenagem à maternidade, feminilidade e paz.

A proposta de Howe determinava o dia 2 de junho para a celebração dessa data, mas a ideia não se popularizou e acabou esquecida. Diferentemente da proposta de Howe, a de Anna Jarvis prosperou. Em 1908, a primeira celebração oficial do Dia das Mães foi realizada em Grafton, na Virgínia Ocidental.

Em 1910, o governador da Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, determinou a oficialização do Dia das Mães como data comemorativa no estado. A data estipulada foi o segundo domingo de maio. Anos depois, em 1914, o presidente norte-americano, Woodrow Wilson, oficializou o Dia das Mães em todo o país. A data era a mesma em vigor na Virgínia Ocidental: o segundo domingo de maio.

Acesse também: Dia do Meio Ambiente – como foi criado e atividades realizadas

Quando o Dia das Mães chegou ao Brasil?

A chegada do Dia das Mães ao Brasil foi resultado da popularização da celebração nos Estados Unidos. A forte influência da cultura norte-americana no país fez com que essa data chegasse aqui. A primeira celebração do tipo, no Brasil, aconteceu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, pela Associação Cristã dos Moços do Rio Grande do Sul.

A oficialização do Dia das Mães foi realizada durante o Governo Provisório de Getúlio Vargas, a partir do Decreto nº 21.366, de 3 de maio de 1932. Aqui, como nos Estados Unidos, determinou-se que a data seria celebrada no segundo domingo do mês de maio. Atualmente é uma celebração muito importante para os brasileiros, pois ressalta toda a importância que as mães têm na vida deles.

O Dia das Mães será celebrado no Brasil, nos próximos anos, nas seguintes datas:

  • 2020: 10 de maio
  • 2021: 9 de maio
  • 2022: 8 de maio
  • 2023: 14 de maio
  • 2024: 12 de maio

Data do Dia das Mães

Como percebemos, o Brasil seguiu a tradição norte-americana e determinou que o Dia das Mães deve ser realizado no segundo domingo de maio. Entretanto, essa comemoração não é feita nessa data em todos os países do mundo. Os nossos vizinhos argentinos, por exemplo, comemoram esse dia no terceiro domingo de outubro. Portugal e Espanha comemoram-no no primeiro domingo de maio.

Assim, vemos que cada país comemora o Dia das Mães na data que lhe convém, mas, independentemente de quando, o importante é prestar a homenagem a essa figura tão importante nas nossas vidas.

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

Dia das Crianças

Português

Literatura e dia das mães

Datas Comemorativas

8 de março – Dia Internacional da Mulher

Datas Comemorativas

15 de março - Dia da Escola

Últimos artigos

Sistema respiratório | Ensino Fundamental I

O sistema respiratório é responsável pela oxigenação das células. Para que isso aconteça, é necessário que o ar passe por diversos órgãos.

Sistema Urinário | Ensino Fundamental I

O sistema urinário é o responsável por eliminar as excretas do organismo, isto é, tudo aquilo de que nosso corpo não precisa mais.

8 de setembro — Dia Internacional da Alfabetização

O Dia Internacional da Alfabetização é uma data que busca conscientizar sobre os vários problemas que envolvem a alfabetização no Brasil e no mundo.

Idade Antiga

Idade Antiga é um dos períodos da história humana, de acordo com a periodização que predomina atualmente na disciplina. Trata sobre as civilizações antigas.