Qual matéria está procurando ?

História

História

Civilização hebraica

Entenda como se estruturou a civilização hebraica, bem como os principais elementos que a definiram.

A Torah (Torá), que comporta os cinco primeiros livros hebraicos, é um dos principais livros dos hebreus A Torah (Torá), que comporta os cinco primeiros livros hebraicos, é um dos principais livros dos hebreus

No mundo ocidental, sabemos que a religião predominante é o cristianismo. Sabemos também que o cristianismo nasceu no seio do judaísmo tradicional, que, por sua vez, é a religião do povo hebreu ou da civilização hebraica. Os hebreus são, portanto, uma das civilizações de maior influência do mundo. Mesmo aqueles que desconhecem o modo como eles surgiram e organizaram-se já ouviram falar em nomes como Abraão, Noé e Moisés.

Pois bem, os hebreus são povos semitas, isto é, têm sua origem narrada (tanto histórica quanto religiosamente falando) a partir do personagem Sem, filho de Noé, que aparece no relato do Gênesis. De Sem deriva o termo semita. A organização social dos hebreus teve início na região da Mesopotâmia, onde também se desenvolveram as civilizações sumeriana, acadiana, assíria, caldaica e babilônia. Em várias passagens dos livros históricos hebraicos, inclusive, há relatos desses povos, como o do episódio em que os hebreus foram subjugados no cativeiro da babilônia.

Contudo, foi na região da Fenícia (atual Líbano e Síria) e da Península do Sinai (atual Egito) que os hebreus estabeleceram-se efetivamente durantes séculos. Como dito, a sociedade hebraica tinha estrutura patriarcal, e isso implicava que o patriarca exercia as funções de chefe militar, juiz e sacerdote, além de ser também a autoridade moral e política do seu clã.

A chamada “Bíblia hebraica”, que também é conhecida pelos cristãos como Antigo Testamento, compila textos de variados matizes, desde os textos da chamada Torah (ou o Pentateuco), passando por textos históricos, proféticos, de linhagens de reis e de sabedoria. Toda a trajetória do povo hebreu está compilada nesses livros. A Torah é dividida em cinco partes: Bereshit (ou o Gênesis), Shemot (ou Êxodo), Veyikrá (ou Levítico), Bamidbar (ou Números) e Devarim (ou Deuteronômio).

Os hebreus, ao contrário dos outros povos da Mesopotâmia, dos persas, dos egípcios, dos fenícios e de vários outros povos do Oriente Médio que foram seus contemporâneos, eram monoteístas, isto é: acreditavam em um só Deus, criador de tudo e de todos. O desenvolvimento da civilização hebraica foi impulsionado pela crença em um só Deus. Na fase histórica dos patriarcas, a primeira narrada pela tradição hebraica, está a figura de Abraão, que fez uma aliança com esse Deus único. Dessa primeira aliança e das promessas que nela Deus firmou, os hebreus tiraram seus principais pilares sociais.

A principal fonte moral orientadora das ações dos hebreus é o chamado Decálogo, os dez mandamentos, que teriam sido ditos a Moisés pelo próprio Deus. Os principais líderes políticos do Estado hebraico foram: Sansão, Gedeão, Samuel, Saul, Davi e Salomão.


Por Me. Cláudio Fernandes

Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

História

Civilização Fenícia

História

Egito Antigo

História

Hebreus

História

Persas

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.