Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Telefone

O telefone é um aparelho de comunicação que foi criado na segunda metade do século XIX. Esse aparelho permite a comunicação de duas pessoas a longa distância.

Diferentes aparelhos sobre uma mesa de madeira mostrando a evolução do telefone. O telefone foi inventado no final do século XIX, sendo uma das principais invenções da história recente.

Telefone é um aparelho eletroacústico que permite a comunicação de pessoas a longa distância. Esse aparelho converte as ondas sonoras em sinais elétricos ou ondas de rádios, permitindo que sejam transmitidas para outro aparelho. Inicialmente, os telefones eram obrigatoriamente com fios, mas atualmente o uso de telefones sem fio é o mais comum.

O telefone foi inventado por Alexander Graham Bell na década de 1870. Ele patenteou a sua invenção, investindo no ramo da comunicação, que cresceu rapidamente nos Estados Unidos e Europa. O telefone chegou ao Brasil em 1877 por intermédio do imperador D. Pedro II, que financiou a instalação de uma linha telefônica em seu palácio.

Leia também: Como se deu a invenção da imprensa?

Resumo sobre telefone

  • O telefone é um aparelho eletroacústico que permite a comunicação a distância entre duas pessoas.

  • Esse aparelho transforma ondas sonoras em sinais elétricos ou ondas de rádio e os transporta para outro aparelho.

  • Foi inventado por Alexander Graham Bell em 1876, embora exista uma grande polêmica sobre a invenção desse aparelho.

  • Com a evolução da tecnologia os telefones analógicos com fios foram aprimorados e atualmente existem os celulares com acesso à internet (smartphones).

  • A primeira linha telefônica no Brasil foi instalada no Rio de Janeiro por ordem de D. Pedro II.

O que é e como funciona o telefone?

O telefone é um aparelho eletroacústico que permite a comunicação entre pessoas a longa distância. O aparelho de telefone é conhecido por ser capaz de converter sons em sinais elétricos, que são transmitidos e convertidos novamente em ondas sonoras. Inicialmente surgiu o telefone com fio, mas depois o desenvolvimento tecnológico permitiu que surgisse o telefone sem fio. Veja a seguir como funciona o telefone:

  • Telefone com fio: as ondas sonoras emitidas são captadas pelo aparelho e transformadas em sinais elétricos por uma peça chamada diafragma. Esses sinais elétricos são enviados pelo cabeamento da rede de telefone e chegam ao outro telefone que está na linha. Por fim, o telefone que recebe os sinais elétricos os converte novamente para ondas sonoras.

  • Telefone sem fio: popularmente conhecido como celular, capta as ondas sonoras e as converte em dados digitais que são transmitidos por ondas de rádio. Essas ondas são captadas por uma torre de transmissão e depois direcionadas para uma base que redistribui as ondas sonoras para o celular de destino.

Os telefones, tanto os com fio como os sem fio, possuem também um pequeno alarme que aciona um sinal sonoro para avisar que alguém está ligando para aquele telefone. Por fim, os telefones possuem um teclado que permitem que seja digitado o número para qual queremos fazer uma ligação.

Qual a função do telefone?

O telefone é um aparelho que foi criado com o intuito de garantir a comunicação entre duas pessoas a longa distância. Inicialmente os aparelhos telefônicos só funcionavam por meio de fios, mas o avanço tecnológico permitiu que tenhamos aparelhos de telefone sem fio e aparelhos celulares, que também são usados para garantir a comunicação a longa distância.

História do telefone

Historicamente ficou estabelecido que Alexander Graham Bell foi o responsável por inventar o telefone em 2 de junho de 1875. A invenção de Graham Bell aconteceu por acaso, mas foi responsável por mudar a história da humanidade. Na ocasião, Graham Bell fazia alguns experimentos em um telégrafo com o intuito de melhorar esse equipamento.

Primeiro telefone, inventado por Alexander Graham Bell.
Primeiro telefone, inventado por Alexander Graham Bell.

Graham Bell conduzia experimentos com Thomas Watson, seu ajudante, quando este puxou a corda do transmissor, fazendo com que um som incomum fosse transmitido. Graham Bell ouviu o som do outro lado da linha e logo entendeu que era possível produzir um aparelho que transmitisse os sons que uma pessoa emitia.

No dia seguinte foram criados dois modelos de telefone em que Graham Bell e Watson conseguiram transmitir mensagens por voz. Em 7 de março de 1876, Bell patentou a sua invenção, e em 10 de março de 1876, a primeira mensagem no telefone de Graham Bell foi transmitida: “Senhor Watson, venha cá. Preciso falar-lhe”.

Importante pontuar que existe uma grande polêmica acerca da invenção do telefone, uma vez que outros cientistas são reconhecidos como inventores desse aparelho. Alguns pesquisadores apontam que Elisha Gray foi quem inventou o telefone, enquanto outros apontam que o inventor do telefone foi Antonio Meucci, e há aqueles que defendem que Charles Bourseul foi o inventor.

Evolução do telefone

A primeira linha de telefone foi construída em 1877, possuindo quase 100 quilômetros de extensão. Logo o sistema de telefonia começou a avançar, e na década de 1880 já havia cerca de 50 mil telefones em uso. Além disso, uma das maiores companhias telefônicas foi fundada nesse período, a America Telegraph and Telephone Company, popularmente conhecida como AT&T.

Linhas telefônicas começaram a ser construídas na Europa, e o crescimento nos Estados Unidos foi exponencial, chegando a quase 6 milhões de linhas telefônicas ativas na década de 1910. Em 1915, a primeira linha transcontinental foi construída, ligando as duas costas do país.

A popularização do aparelho fez com que mais de 80 milhões de linhas estivessem ativas nos Estados Unidos e com que cerca de 160 milhões de linhas telefônicas estivessem ativas fora dos Estados Unidos na década de 1980.

Telefonistas exerceram um importante papel na história da telefonia.

Os primeiros aparelhos telefônicos só conseguiam fazer ligação uns aos outros a partir de um telefonista. Os telefones ficavam conectados a uma central que atendia os usuários e fazia o redirecionamento da ligação. Posteriormente, foram criadas centrais automáticas que redirecionavam a ligação com o usuário acionando números por um disco que havia no telefone.

Esse disco telefônico foi substituído por um teclado eletrônico que fazia a discagem dos números de maneira bem mais eficiente que os discos. Todos esses telefones necessitavam de fios, mas essa necessidade foi superada com o telefone sem fio, um aparelho telefônico que possuía uma bateria e que funcionava fora de sua base de carregamento por um período de tempo.

Com o advento da internet, passou a ser possível também realizar ligações pela internet, como as ligações VoIP. Esse modelo transforma sinais sonoros analógicos em dados digitais, permitindo que eles sejam enviados pela internet. Uma série de softwares e aplicativos fazem uso dessa tecnologia para realizar ligações pela internet.

Na década de 1970 aconteceu um dos grandes avanços na telefonia antes da invenção da internet: a primeira ligação de celular foi realizada. A invenção do celular revolucionou a comunicação porque permitiu que as pessoas pudessem realizar chamadas telefônicas onde elas quisessem – desde que houvesse rede telefônica para isso.

À medida que a tecnologia foi evoluindo, os celulares também permitiram que as pessoas pudessem enviar mensagens de texto, e a partir do século XXI se popularizaram os smartphones, celulares que possuem um sistema operacional semelhante ao de um computador e que podem acessar a internet, aplicativos e fazer chamadas de áudio e vídeo pela internet.

Acesse também: Qual é a história da eletricidade?

Tipos de telefone

Entre os tipos de telefone já desenvolvidos estão:

  • telefone analógico;

  • telefone digital;

  • telefone sem fio;

  • VoIP;

  • telefone celular;

  • telefone por satélite.

Quem foi Alexander Graham Bell?

Fotografia de Alexander Graham Bell, o inventor do telefone.
Alexander Graham Bell é o inventor do telefone.

Alexander Graham Bell se popularizou na história como o inventor do telefone. Ele nasceu em Edimburgo, na Escócia, em 3 de março de 1847, mas se mudou para os Estados Unidos no começo da década de 1871. Tinha um grande interesse pela comunicação e chegou a atuar como fonoaudiólogo para pessoas surdas.

Após inventar o telefone, patenteou a sua invenção e passou a trabalhar no ramo da comunicação à frente de uma das primeiras empresas de telecomunicação do mundo. Ele também foi dono de patentes de outras invenções, investindo o seu tempo em desenvolver tecnologias no ramo da aviação.

Telefone no Brasil

Pouco depois da invenção e da patente do telefone ser registrada, essa tecnologia chegou ao Brasil. Em 1877, o primeiro telefone foi fabricado e instalado para atender ao imperador do Brasil, D. Pedro II. O telefone foi instalado no Palácio Imperial de São Cristóvão no Rio de Janeiro, e outras linhas foram instaladas em prédios governamentais.

O imperador comprou os primeiros telefones que foram instalados no Brasil depois de ver os aparelhos em exposição durante a Exposição Universal, realizada na Filadélfia.

Curiosidades sobre o telefone

  • Em 10 de março é celebrado no Brasil o Dia do Telefone.

  • Depois de criar e patentear o telefone, Graham Bell teve que enfrentar uma “guerra de patentes” com Antonio Meucci para garantir sua patente como inventor do telefone.

  • O Brasil já chegou a ter uma lista de espera para que se pudesse ter uma linha telefônica. O tempo de espera poderia ser de até cinco anos.

  • O preço de uma linha telefônica no Brasil chegou a ser de 5 mil dólares no final da década de 1980.

Fontes

BELLIS, Mary. Biography of Alexander Graham Bell, Inventor of the Telephone. Disponível em: https://www.thoughtco.com/biography-alexander-graham-bell-4066244.

PEDROSA, Leyberson. Telefone faz 145 anos: brasileiros contam histórias sobre o aparelho. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-03/historias-que-se-contam-ao-telefone.

REDAÇÃO. 1870s – 1940s: Telephone. Disponível em: https://www.elon.edu/u/imagining/time-capsule/150-years/back-1870-1940/.

WARTH, Anne. Há 20 anos, um telefone chegava a custar US$5 mil; veja como tudo mudou. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2018/07/30/apos-20-anos-de-privatizacao-uso-do-telefone-mudou.htm.

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

Geografia

Como Surgiram as Moradias

Ciências

Como é fabricado o papel?

Ciências

Eletricidade

Português

Internetês

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.