Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Telefone

Veja aqui como funciona o telefone e confira mais sobre sua criação.

O telefone foi uma das maiores invenções do homem. O telefone foi uma das maiores invenções do homem.

Algumas pessoas acreditam que o inventor do telefone tenha sido o escocês Alexander Graham Bell, no ano de 1876, mas para outras pessoas o verdadeiro inventor foi o italiano Antonio Meucci, no ano de 1860. Deixando as discussões de quem realmente foi o inventor do telefone à parte, temos que admitir que o telefone foi uma das invenções mais surpreendentes já criadas.

Por meio desse aparelho conseguimos nos comunicar com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, bastando apenas discar alguns números. Mas você sabe como funciona um telefone?


Você sabe como funciona um telefone?

O telefone é um dos aparelhos mais simples que temos em nossa casa. Ele é composto de três partes básicas: um interruptor, também chamado de gancho, que se conecta quando tiramos o telefone do gancho; um alto-falante, que é o local por onde ouvimos; e o microfone, que é onde falamos. Os telefones mais modernos possuem campainhas (que servem para produzir um som agradável) e teclados (que servem para discarmos os números).

Com o passar do tempo, os aparelhos de telefone foram se tornando mais modernos.
Com o passar do tempo, os aparelhos de telefone foram se tornando mais modernos.

A rede telefônica é composta por fios e cabos. Em toda a extensão da rua há um cabo muito grosso composto de vários pares de fios de cobre. Cada par de fios de cobre se liga às nossas casas, e lá esses fios são conectados a cada ponto telefônico.

Ao fazermos uma ligação, as informações são levadas através de sinais elétricos, por meio dos fios de cobre, até um concentrador digital. Nele ocorre a digitalização da sua voz, combinando-a com diversas outras vozes. Juntamente com as outras vozes, esses sinais são levados até a companhia telefônica através de um cabo de fibra ótica. Na companhia telefônica, sua linha está conectada a uma placa de linha para que você possa ouvir o tom de discagem, quando for fazer uma ligação.


Através do telefone é possível uma pessoa falar com outra em qualquer parte do mundo.

À medida que a sociedade foi evoluindo, foram sendo inventados outros tipos de telefone, como o telefone sem fio, o telefone celular, o telefone através de sinais de rádio, e outras tecnologias, que, associadas às linhas telefônicas, tornaram a vida da gente mais prática, como o identificador de chamadas, os aparelhos de fax, entre outros.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Como Surgiram as Moradias

Ciências

Como é fabricado o papel?

Ciências

Eletricidade

Ciências

Magnetismo

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.