Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Por que as folhas mudam de cor?

Entenda aqui por que as folhas mudam de cor no outono, passando de verde para tons mais alaranjados, vermelhos e marrons.

Você já reparou que as folhas novas são bem verdes, mas, com o passar do tempo, vão apresentando tons amarelados, alaranjados, vermelhos e marrons? Será por que isso acontece?

Bem, para entender por que as folhas mudam de cor, é necessário compreender primeiro que, na verdade, elas não mudam de cor, apenas perdem a cor verde. O tom esverdeado ocorre graças a um pigmento existente na folha chamado de clorofila.

Já as outras cores devem-se principalmente a outros dois pigmentos também presentes nas folhas, que são os carotenoides (amarelo-laranja) e a antocianina (vermelho-violeta).

Como a clorofila é produzida pela folha em maior quantidade que os outros pigmentos, ela acaba escondendo as outras cores.

A clorofila é importante para a planta porque ela é a responsável por captar a luz do sol necessária para a realização da fotossíntese. Esse processo foi bem explicado no texto A fotossíntese nas plantas, mas, resumidamente, a planta precisa de três componentes: o gás carbônico obtido do ar, a água vinda do solo e a energia do sol. A reação que ocorre entre esses componentes resulta na produção de alimento para a planta, por isso a clorofila é tão importante.


Esquema de processo de fotossíntese

A mudança da cor das folhas no outono está ligada ao fato de que, nesse período, a luz do sol diminui e as plantas param de produzir o seu próprio alimento, ou seja, param de realizar a fotossíntese. Então, a clorofila não é mais necessária e sua estrutura acaba sendo destruída. Dessa forma, a cor verde vai desaparecendo e as outras cores que estavam escondidas pela clorofila começam a aparecer.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Meninas brincando em parque com folhas que mudaram de cor e caíram no outono Meninas brincando em parque com folhas que mudaram de cor e caíram no outono
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Anatomia da folha

Ciências

Clorofila

Ciências

Como as frutas ficam maduras?

Ciências

Fotossíntese

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.