Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Pegada ecológica

Afinal, o que a pegada ecológica representa? Clique aqui e descubra maneiras de ajudar o meio ambiente.

Você já ouviu falar em Pegada Ecológica? Ela consiste em uma metodologia utilizada para verificar o quanto cada ser humano utiliza de recursos naturais renováveis e se o planeta Terra é capaz de produzir novamente esses recursos.

Cada um de nós deixa marcas por onde passa. Não estamos falando apenas de pegadas, e sim de atitudes que podem afetar o meio ambiente. Ao irmos à praia, por exemplo, poderíamos deixar apenas as marcas dos nossos pés na areia, mas muitos gostam de deixar lixo nesses locais. Percebeu? Sua marca nem sempre é boa para o planeta.

Você pode não pensar nisso diariamente, mas quanto tempo você demora no banho? Quantas vezes você troca de celular ao ano? Era realmente necessário? Quantas vezes você compra roupas ao ano? Você vai para escola ou trabalho a pé, de bicicleta, ônibus ou carro? Você come carne todos os dias? Utiliza ar-condicionado todos os dias em casa?

São perguntas simples, mas que revelam muito sobre você e o modo como está cuidando do planeta. A forma como você utiliza os recursos que a Terra oferece e a quantidade que você consome podem determinar como será o futuro dos nossos filhos.

Lembre-se de que nem sempre o planeta é capaz de suportar a grande quantidade de recursos que dele está sendo retirada de maneira irracional. É importante frisar também que não somos os únicos seres vivos que dependem da Terra. Outros animais e plantas, por exemplo, necessitam de água e locais propícios para a sua sobrevivência.

Segundo dados da WWF, nosso consumo está tão exagerado que necessitaremos em 2050 do equivalente a quase três planetas Terra. Diante desse dado alarmante, temos apenas uma solução: rever nossos hábitos de consumo.


Você, através de medidas simples, pode ajudar na preservação do meio ambiente

Nunca se esqueça de que a sua atitude pode sim fazer a diferença. Para começar, tente mudar alguns hábitos simples, tais como diminuir o tempo de banho, não deixar todas as luzes acesas e separar o lixo. Além disso, antes de comprar qualquer coisa, pense: EU PRECISO REALMENTE DISSO? Com essa simples pergunta, você perceberá como é possível diminuir razoavelmente o consumo, além de economizar dinheiro.

Você também pode diminuir o seu impacto na natureza optando por andar de bicicleta e até mesmo a pé quando não estiver indo a um local muito longe. Além de ajudar o meio ambiente, você pode fazer um exercício físico.

É importante lembrar também que sua alimentação influencia muito no futuro do planeta. Você provavelmente nunca pensou nisso, mas você sabia que comer carne diariamente contribui para a destruição de áreas verdes? Muitas áreas são desmatadas em benefício de pastagens para a criação de gado.

Viu só? Com atitudes simples, podemos fazer a diferença! Não se esqueça de passar essas dicas aos seus amigos e parentes. Juntos podemos diminuir nossa pegada ecológica!

Que tal saber qual é a sua pegada ecológica? Clique aqui e descubra mais sobre seu estilo de vida!!!! Basta selecionar, no mapa, o país Brasil, clicar em português e responder às questões!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Todos nós devemos adotar estilos de vida que ajudem o meio ambiente a fim de diminuir a pegada ecológica Todos nós devemos adotar estilos de vida que ajudem o meio ambiente a fim de diminuir a pegada ecológica
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

05 de Junho - Dia do Meio Ambiente

Ciências

Coleta seletiva de lixo

Ciências

Como cuidar do meio ambiente

Ciências

Meio ambiente

Últimos artigos

Pau-brasil

Pau-brasil foi o primeiro artigo que os portugueses exploraram durante a colonização. Era uma madeira conhecida por permitir a fabricação de um corante avermelhado.

Deuses gregos

Os deuses gregos formavam o chamado panteão da religião dos gregos. Na crença grega, eram imortais, mas tinham forma humana e sentimentos comuns aos dos humanos.

Macacos

Macacos são animais mamíferos da ordem dos primatas que, geralmente, são encontrados vivendo em grupos, os quais apresentam comportamento social.

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.