Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Partenogênese

Descubra um pouco mais a respeito da reprodução dos seres vivos com este texto sobre a partenogênese. Aqui explicaremos o que é a partenogênese e por que ela é considerada um tipo de reprodução assexuada. Você verá ainda alguns exemplos de organismos que são capazes de se reproduzir por essa forma.

As abelhas são o exemplo mais clássico de reprodução por partenogênese As abelhas são o exemplo mais clássico de reprodução por partenogênese

A partenogênese é uma forma de reprodução em que um embrião desenvolve-se sem que o óvulo seja fecundado. Diferencia-se da reprodução humana por não envolver o processo de fecundação. Na nossa espécie, o espermatozoide deve fecundar o óvulo para gerar um novo ser.

Leia também: Fecundação

A partenogênese é um tipo de reprodução assexuada, ou seja, não envolve a fecundação de gametas. Assim como em outros tipos de reprodução assexuada, observa-se a formação, geralmente, de indivíduos semelhantes aos pais geneticamente, o que chamamos de clones.

Na partenogênese, a mãe origina um filhote sem a necessidade de um indivíduo macho. Ela é capaz, sozinha, de gerar um embrião a partir de um óvulo não fecundado.


Na espécie humana, ocorre reprodução sexuada, sendo observada a fecundação (imagem acima). Na partenogênese, isso não acontece

Partenogênese em abelhas

O exemplo mais clássico de partenogênese é o das abelhas. Sabemos que esses animais vivem em sociedade, sendo esta formada pela rainha, operárias e zangões. A rainha é a fêmea fértil, as operárias são gêmeas estéreis, e os zangões são os machos, que possuem a função de fecundar a rainha. Os zangões nascem por partenogênese, sendo, portanto, originados de um óvulo não fecundado. Já a rainha e as operárias originam-se de óvulos fecundados.

Conheça um pouco mais: Sociedade das abelhas


Exemplos de outros organismos que se reproduzem por partenogênese


Já foi relatado um caso de tubarão-zebra que se reproduziu por partenogênese em cativeiro

Além das abelhas, que é o exemplo mais clássico, outros organismos reproduzem-se por partenogênese. Esse é o caso de algumas plantas, vespas, formigas e alguns raros animais vertebrados. Como exemplo de vertebrados que se reproduzem por partenogênese, podemos citar alguns peixes, como tubarão-martelo e o tubarão-zebra; bem como cobras e lagartos, como o dragão-de-komodo. Vale destacar que muitas dessas espécies reproduziram-se por partenogênese em cativeiro.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Dragão-de-komodo

Ciências

Reprodução assexuada

Ciências

Reprodução sexuada

Ciências

Sociedade das abelhas

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.