Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Partenogênese

Descubra um pouco mais a respeito da reprodução dos seres vivos com este texto sobre a partenogênese. Aqui explicaremos o que é a partenogênese e por que ela é considerada um tipo de reprodução assexuada. Você verá ainda alguns exemplos de organismos que são capazes de se reproduzir por essa forma.

por Vanessa Sardinha dos Santos
As abelhas são o exemplo mais clássico de reprodução por partenogênese As abelhas são o exemplo mais clássico de reprodução por partenogênese

A partenogênese é uma forma de reprodução em que um embrião desenvolve-se sem que o óvulo seja fecundado. Diferencia-se da reprodução humana por não envolver o processo de fecundação. Na nossa espécie, o espermatozoide deve fecundar o óvulo para gerar um novo ser.

Leia também: Fecundação

A partenogênese é um tipo de reprodução assexuada, ou seja, não envolve a fecundação de gametas. Assim como em outros tipos de reprodução assexuada, observa-se a formação, geralmente, de indivíduos semelhantes aos pais geneticamente, o que chamamos de clones.

Na partenogênese, a mãe origina um filhote sem a necessidade de um indivíduo macho. Ela é capaz, sozinha, de gerar um embrião a partir de um óvulo não fecundado.


Na espécie humana, ocorre reprodução sexuada, sendo observada a fecundação (imagem acima). Na partenogênese, isso não acontece

Partenogênese em abelhas

O exemplo mais clássico de partenogênese é o das abelhas. Sabemos que esses animais vivem em sociedade, sendo esta formada pela rainha, operárias e zangões. A rainha é a fêmea fértil, as operárias são gêmeas estéreis, e os zangões são os machos, que possuem a função de fecundar a rainha. Os zangões nascem por partenogênese, sendo, portanto, originados de um óvulo não fecundado. Já a rainha e as operárias originam-se de óvulos fecundados.

Conheça um pouco mais: Sociedade das abelhas


Exemplos de outros organismos que se reproduzem por partenogênese


Já foi relatado um caso de tubarão-zebra que se reproduziu por partenogênese em cativeiro

Além das abelhas, que é o exemplo mais clássico, outros organismos reproduzem-se por partenogênese. Esse é o caso de algumas plantas, vespas, formigas e alguns raros animais vertebrados. Como exemplo de vertebrados que se reproduzem por partenogênese, podemos citar alguns peixes, como tubarão-martelo e o tubarão-zebra; bem como cobras e lagartos, como o dragão-de-komodo. Vale destacar que muitas dessas espécies reproduziram-se por partenogênese em cativeiro.

Você pode se interessar também

Ciências

Sociedade das abelhas

Ciências

Reprodução sexuada

Ciências

Dragão-de-Komodo

Ciências

Reprodução assexuada

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Acentuação gráfica

As regras de acentuação gráfica são fundamentais não apenas para a escrita correta das palavras, mas também para sua pronúncia.

Diferenças entre mitose e meiose

As diferenças entre mitose e meiose são muitas, mas podemos destacar o número de células-filhas e a quantidade de material genético nas células.

Tragédia em Brumadinho

A tragédia em Brumadinho ocorreu em decorrência do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração pertencente à Vale. Casas foram destruídas e muitas pessoas morreram.

Francisco Franco

Francisco Franco foi um general espanhol que liderou um golpe contra o governo republicano da Espanha. Implantou uma ditadura que se estendeu por quase quatro décadas.