Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Monocotiledôneas

Clique aqui e conheça um pouco mais a respeito das monocotiledôneas, um grupo de plantas angiospermas bastante conhecido por todos nós. Neste texto daremos ênfase nas principais características desse grupo de plantas, características essas que permitem diferenciá-las de outras angiospermas.

 As monocotiledôneas são um subgrupo de plantas que pertence ao agrupamento das angiospermas. Apesar de possuírem menos representantes que as eudicotiledôneas, esse grupo é bastante conhecido por todos nós. Como exemplos de monocotiledôneas, podemos citar as gramas, orquídeas, palmeiras e bananeiras. Estima-se que existam cerca de 70 mil espécies de monocotiledôneas.

Como diferenciar uma monocotiledônea

As monocotiledôneas apresentam algumas características que nos permitem diferenciá-las das eudicotiledôneas, a saber:

• Cotilédones: as monocotiledôneas possuem apenas um cotilédone (a primeira folha que surge no embrião).

• Partes florais: geralmente, as peças florais estão em número de três ou seus múltiplos. Isso significa que as monocotiledôneas podem apresentar flores com três ou seis pétalas, por exemplo.

• Feixes vasculares: estão dispostos no caule de maneira espalhada (arranjo disperso).

• Nervuras das folhas: apresentam-se de maneira paralela.

• Raiz fasciculada ou raiz em cabeleira: as monocotiledôneas apresentam um sistema radicular formado por raízes que possuem aproximadamente o mesmo diâmetro.

• Grão de pólen: apresenta apenas um poro ou sulco (local por onde os tubos polínicos saem após a germinação). A maioria das monocotiledôneas apresenta pólen monossulcado.

É importante destacar que, apesar de apresentarem geralmente essas características, algumas monocotiledôneas podem fugir à regra.

Exemplos de monocotiledôneas


As palmeiras são plantas do grupo das monocotiledôneas.

Várias espécies de plantas que conhecemos são monocotiledôneas, sendo muito utilizadas na ornamentação e até mesmo na nossa alimentação. Entre as plantas classificadas dessa forma, podemos destacar: antúrios, lírios, orquídeas, palmeiras, gramas, arroz, trigo, aveia, cana-de-açúcar, cebola, alho, bananeira etc.

A orquídea é um exemplo de monocotiledônea. A orquídea é um exemplo de monocotiledônea.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Angiospermas

Ciências

Composição da flor

Ciências

Estrutura e classificação das folhas vegetais

Ciências

Eudicotiledôneas

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.