Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Monocotiledôneas

Clique aqui e conheça um pouco mais a respeito das monocotiledôneas, um grupo de plantas angiospermas bastante conhecido por todos nós. Neste texto daremos ênfase nas principais características desse grupo de plantas, características essas que permitem diferenciá-las de outras angiospermas.

por Vanessa Sardinha dos Santos
A orquídea é um exemplo de monocotiledônea. A orquídea é um exemplo de monocotiledônea.

 As monocotiledôneas são um subgrupo de plantas que pertence ao agrupamento das angiospermas. Apesar de possuírem menos representantes que as eudicotiledôneas, esse grupo é bastante conhecido por todos nós. Como exemplos de monocotiledôneas, podemos citar as gramas, orquídeas, palmeiras e bananeiras. Estima-se que existam cerca de 70 mil espécies de monocotiledôneas.

Como diferenciar uma monocotiledônea

As monocotiledôneas apresentam algumas características que nos permitem diferenciá-las das eudicotiledôneas, a saber:

• Cotilédones: as monocotiledôneas possuem apenas um cotilédone (a primeira folha que surge no embrião).

• Partes florais: geralmente, as peças florais estão em número de três ou seus múltiplos. Isso significa que as monocotiledôneas podem apresentar flores com três ou seis pétalas, por exemplo.

• Feixes vasculares: estão dispostos no caule de maneira espalhada (arranjo disperso).

• Nervuras das folhas: apresentam-se de maneira paralela.

• Raiz fasciculada ou raiz em cabeleira: as monocotiledôneas apresentam um sistema radicular formado por raízes que possuem aproximadamente o mesmo diâmetro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

• Grão de pólen: apresenta apenas um poro ou sulco (local por onde os tubos polínicos saem após a germinação). A maioria das monocotiledôneas apresenta pólen monossulcado.

É importante destacar que, apesar de apresentarem geralmente essas características, algumas monocotiledôneas podem fugir à regra.

Exemplos de monocotiledôneas

As palmeiras são plantas do grupo das monocotiledôneas.
As palmeiras são plantas do grupo das monocotiledôneas.

Várias espécies de plantas que conhecemos são monocotiledôneas, sendo muito utilizadas na ornamentação e até mesmo na nossa alimentação. Entre as plantas classificadas dessa forma, podemos destacar: antúrios, lírios, orquídeas, palmeiras, gramas, arroz, trigo, aveia, cana-de-açúcar, cebola, alho, bananeira etc.

Você pode se interessar também

Ciências

Grão de pólen

Ciências

Composição da flor

Ciências

Estrutura e classificação das folhas vegetais

Ciências

Eudicotiledôneas

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Pré-sal no Brasil

O pré-sal é uma reserva de petróleo e gás natural encontrada sob uma espessa camada de sal.

Conferências ambientais

Conferências ambientais são encontros que reúnem representantes de vários países com o objetivo de debater sobre impactos ao meio ambiente e alternativas para preservá-lo.

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu entre 1864 e 1870 no qual o Paraguai lutou contra a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.

Sementes

Que tal aprender mais a respeito das sementes? Clique aqui e aprenda o que são sementes, conheça suas partes, como essa estrutura é formada e os grupos vegetais que a possuem. Além disso, saiba sobre sua importância para o vegetal e conheça algumas sementes que servem de alimento para humanos.