Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Intestino grosso

Compreenda o que é o intestino grosso, como ele funciona e conheça algumas de suas principais partes e características.

Observe as principais partes do intestino grosso Observe as principais partes do intestino grosso

O intestino grosso é a porção final do nosso sistema digestório e é responsável, entre outras funções, pela absorção de água e eliminação das fezes. Esse órgão apresenta cerca de 1,5 metros de comprimento e, aproximadamente, 6,5 cm de diâmetro e pode ser dividido em algumas partes básicas.

→ Partes do intestino grosso

O intestino grosso é formado pelo ceco, cólon, reto e ânus. Veja a seguir algumas características de cada uma dessas partes:

⇒ Ceco: essa é a primeira parte do intestino grosso, conhecida principalmente pela presença do apêndice. Ligada ao ceco, essa estrutura, quando infeccionada, causa um quadro chamado de apendicite, fazendo-se necessária uma cirurgia para a sua remoção.

⇒ Cólon: essa é a principal parte do intestino grosso e pode ser dividida em quatro porções:

  • Cólon ascendente: parte do ceco que segue para cima, em direção ao fígado;
  • Cólon transverso: atravessa a cavidade abdominal do lado direito para o lado esquerdo;
  • Cólon descendente: segue perto do baço e estende-se para baixo, em direção à pelve;
  • Cólon sigmoide: porção final do cólon que apresenta formato de “S”.

⇒ Reto: porção localizada após o cólon sigmoide e que se estende até o ânus.

  • Ânus: porção final do sistema digestório que controla a saída de fezes pela presença de estruturas musculares em formato de anel, denominada de esfíncter.

→ Quais as funções do intestino grosso?

O intestino grosso apresenta várias funções, e a principal delas é a reabsorção de água, processo já iniciado no intestino delgado. Em algumas situações, como infecções virais e bacterianas, observa-se que a reabsorção de água é comprometida e, dessa forma, essa substância pode ser eliminada em excesso. Nesse caso, temos um quadro de diarreia. Outras vezes, no entanto, as fezes ficam por muito tempo no intestino grosso, levando a uma alta reabsorção de água. Isso faz com que as fezes tornem-se altamente compactas. Esse quadro é conhecido como constipação. A função do intestino grosso não é apenas absorver água, assim, podemos citar ainda: a fermentação, a formação da massa fecal e a produção de muco.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Bactérias

Ciências

Fibras

Ciências

Intestino delgado

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.