Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Intestino grosso

Compreenda o que é o intestino grosso, como ele funciona e conheça algumas de suas principais partes e características.

Observe as principais partes do intestino grosso Observe as principais partes do intestino grosso

O intestino grosso é a porção final do nosso sistema digestório e é responsável, entre outras funções, pela absorção de água e eliminação das fezes. Esse órgão apresenta cerca de 1,5 metros de comprimento e, aproximadamente, 6,5 cm de diâmetro e pode ser dividido em algumas partes básicas.

→ Partes do intestino grosso

O intestino grosso é formado pelo ceco, cólon, reto e ânus. Veja a seguir algumas características de cada uma dessas partes:

⇒ Ceco: essa é a primeira parte do intestino grosso, conhecida principalmente pela presença do apêndice. Ligada ao ceco, essa estrutura, quando infeccionada, causa um quadro chamado de apendicite, fazendo-se necessária uma cirurgia para a sua remoção.

⇒ Cólon: essa é a principal parte do intestino grosso e pode ser dividida em quatro porções:

  • Cólon ascendente: parte do ceco que segue para cima, em direção ao fígado;
  • Cólon transverso: atravessa a cavidade abdominal do lado direito para o lado esquerdo;
  • Cólon descendente: segue perto do baço e estende-se para baixo, em direção à pelve;
  • Cólon sigmoide: porção final do cólon que apresenta formato de “S”.

⇒ Reto: porção localizada após o cólon sigmoide e que se estende até o ânus.

  • Ânus: porção final do sistema digestório que controla a saída de fezes pela presença de estruturas musculares em formato de anel, denominada de esfíncter.

→ Quais as funções do intestino grosso?

O intestino grosso apresenta várias funções, e a principal delas é a reabsorção de água, processo já iniciado no intestino delgado. Em algumas situações, como infecções virais e bacterianas, observa-se que a reabsorção de água é comprometida e, dessa forma, essa substância pode ser eliminada em excesso. Nesse caso, temos um quadro de diarreia. Outras vezes, no entanto, as fezes ficam por muito tempo no intestino grosso, levando a uma alta reabsorção de água. Isso faz com que as fezes tornem-se altamente compactas. Esse quadro é conhecido como constipação. A função do intestino grosso não é apenas absorver água, assim, podemos citar ainda: a fermentação, a formação da massa fecal e a produção de muco.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Bactérias

Ciências

Fibras

Ciências

Intestino delgado

Últimos artigos

Epiglote

Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória.

Héstia

Héstia era uma divindade presente nos mitos gregos, considerada a personificação da lareira. Era a deusa do lar, da hospitalidade e da vida doméstica.

Papiro

Papiro é uma planta aquática que era encontrada ao longo do rio Nilo e utilizada para a fabricação de uma superfície para registro de textos.

Hades

Hades era um dos deuses mais tradicionais de toda a mitologia grega, conhecido como senhor do submundo, local para onde iam as almas dos mortos para os gregos.