Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Inquilinismo

Conheça mais sobre o inquilinismo, uma relação ecológica que gera benefício apenas a uma espécie, porém não prejudica a outra.

As orquídeas vivem sobre árvores, porém não causam prejuízo a essa planta As orquídeas vivem sobre árvores, porém não causam prejuízo a essa planta

O inquilinismo é uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, sendo, portanto, uma relação interespecífica. Nesse tipo de relação, um dos indivíduos envolvidos está à procura de abrigo, de uma moradia.

No inquilinismo, uma espécie vive (inquilino) sobre ou no interior da outra espécie envolvida sem lhe causar nenhum prejuízo. Percebe-se aí que apenas uma espécie é beneficiada com a interação. Muitas vezes, essa relação ecológica acaba sendo confundida com o comensalismo, entretanto, nessa última, o recurso buscado é alimento, e não apenas abrigo.

Como exemplo principal do inquilinismo, podemos destacar as orquídeas e as bromélias, plantas que vivem sobre outras. Essas espécies vegetais não retiram nenhum nutriente das árvores, que servem apenas de suporte. Sendo assim, elas não são consideradas parasitas. As orquídeas e bromélias são chamadas de epífitas, uma palavra de origem grega que significa “sobre planta”.

Você deve estar se perguntando qual é a vantagem para essas plantas de morar sobre grandes árvores e não retirarem nada dela. Nesse caso, o benefício gerado é quem nas porções mais altas da árvore, elas conseguem mais luz para realizar o processo de fotossíntese. Como essas plantas vivem no interior de matas, conseguir luz é um trabalho difícil para vegetais de pequeno porte.

Outro exemplo de inquilinismo que podemos citar é a relação entre o peixe-agulha e o pepino-do-mar. O peixe-agulha vive no interior do pepino-do-mar como uma forma de proteção, entretanto, ele não retira nutrientes do equinodermo e não lhe causa nenhum prejuízo.

Anteriormente o peixe-palhaço e as anêmonas eram considerados um exemplo de inquilinismo, mas, com o tempo, percebeu-se que os peixes alimentavam-se de restos de alimento da anêmona. Sendo assim, essa relação passou a ser conhecida como um exemplo de comensalismo, pois oferecia-se mais que moradia.

IMPORTANTE: Alguns autores consideram o inquilinismo como uma forma de comensalismo, uma vez que, em ambos os casos, duas espécies diferentes se associam e apenas uma é beneficiada.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Canibalismo

Ciências

Colônias

Ciências

Comensalismo

Ciências

Competição

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.