Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Formiga

A formiga é um dos insetos mais populares. Conheça sua forma de vida, organização social, tipos de formigas existentes na colônia, espécies e muito mais.

As formigas são insetos encontrados em todas as regiões do mundo, exceto nas regiões polares As formigas são insetos encontrados em todas as regiões do mundo, exceto nas regiões polares

As formigas fazem parte do grupo de insetos mais popular do mundo. Pertencentes ao Filo Artrópoda e à ordem Hymenoptera, elas são encontradas em toda parte, exceto nas regiões polares.

As formigas são insetos que vivem em sociedade. Em cada colônia de formigas há muitas rainhas que são responsáveis pela reprodução e que podem viver até 18 anos. A fecundação das formigas-rainhas ocorre durante o voo nupcial, e o macho morre logo após. Antes de colocar os ovos, as rainhas perdem suas asas.


As formigas possuem funções bem definidas dentro de sua colônia

Cada formiga possui uma função bem definida dentro da colônia: todas as tarefas são bem divididas entre todas elas. Em um formigueiro há as formigas que são responsáveis pela segurança, as que fazem os túneis do formigueiro e buscam alimentos e as responsáveis pelos cuidados com as larvas. O formigueiro é uma estrutura bem complexa, cheia de galerias e túneis subterrâneos que se estendem por vários metros.


As formigas mantêm suas colônias em formigueiros, que são construídos na terra, em troncos de árvores ou em tocos velhos

Há no mundo cerca de 18 mil espécies de formigas, sendo que no Brasil existem mais ou menos 2 mil espécies desses insetos. Algumas delas vivem em constante contato com o homem e podem trazer diversos prejuízos.

Por exemplo, algumas formigas atacam plantas prejudicando o seu desenvolvimento e chegando até a matá-las. Plantações inteiras já foram perdidas por causa das formigas. As formigas são pragas domésticas e atacam vários tipos de alimentos, especialmente os doces.


No Brasil há cerca de 2 mil espécies de formigas

As formigas se comunicam através de uma substância química chamada de feromônio. À medida que elas vão andando, deixam para trás um rastro dessa substância, que é percebida através das antenas. Geralmente as formigas se defendem ferroando e injetando em suas vítimas o ácido fórmico, que causa muita irritação. Esses insetos conseguem carregar um objeto com peso 100 vezes maior que o seu próprio peso.


As formigas conseguem carregar um peso até 100 vezes maior do que o seu próprio peso

A alimentação das formigas dependerá da sua espécie: algumas são carnívoras, outras herbívoras, mas a maioria das formigas é onívora, ou seja, elas comem de tudo, animais, vegetais e restos de alimentos humanos.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

A importância dos animais para o ser humano

Ciências

Animais | Ensino Fundamental I

Ciências

Aranhas

Ciências

Bicho-de-pé

Últimos artigos

Cavalo

Cavalo é uma espécie de herbívoro não ruminante muito utilizada pelo homem. Sua domesticação foi muito importante para a nossa história.

Tucanos

Tucanos são animais que possuem bicos multicoloridos e bastante chamativos. Eles fazem parte da ordem Piciformes e família Ramphastidae.

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.