Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Cuidados com o Bebê

O desenvolvimento do bebê e os cuidados que ele merece

Assim que é concebido, o bebê é apenas uma pequena célula que vai crescendo até ficar com o formato de um grão de feijão. Aos poucos, a criança vai sendo formada: surge o sistema nervoso, circulatório, digestório e respiratório; aparecem as orelhas e os olhos, os membros vão surgindo, e os ossos e as cartilagens passam a ser formados. Nesse momento, ele é chamado de feto.

O feto fica dentro da barriga de sua mãe em um órgão chamado útero. Ele é protegido pelo saco amniótico, que é uma bolsa cheia de líquido que o protege caso sua mãe passe por algum problema, como alguma pressão na barriga, pancadas ou quedas.



Quando o feto tem cerca de dois meses, os aparelhos genitais passam a se desenvolver, podendo ser vistos no ultrassom quando ele tiver três meses de idade.

Aos quatro meses, o futuro bebê já tem a face bem formada. Algum tempo depois, ele passa a crescer rapidamente, e em breve deverá nascer.

Após o nascimento, os cuidados devem aumentar, pois não se pode tratar um bebê de qualquer jeito.  Bebês são muito delicados!

Nessa fase, o crânio da criança tem uma parte sem ossos, chamada de moleira. Essa abertura será fechada no primeiro ano de vida, mas os pais e os irmãos devem ter cuidado, protegendo sempre a cabeça do bebê.

As pessoas que cuidam do bebê devem também garantir seu estado de higiene, trocando suas fraldas com frequência, para evitar as assaduras. Além disso, não podem deixar de dar banhos e vestir roupas frescas se estiver calor, ou agasalhos se estiver frio.



Para a alimentação, a mãe deve oferecer o seio, para ele se alimentar do leite ali produzido. E nada de ficar dando outras comidas, pois ele não está acostumado. A mãe deve seguir as orientações do pediatra.

O estado de saúde do bebê será mais bem protegido com a vacinação. No dia em que nasce, a criança ganha um cartão, a carteirinha de vacinação, com todos os seus dados e indicação das vacinas que deverá tomar.

O bebê deve ter seu sono respeitado e, assim, todos devem evitar o excesso de barulho.

Agindo dessa forma, a criança crescerá saudável e tranquila!

Por Jussara de Barros, pedagoga
E Mariana Araguaia, bióloga especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Todo bebê precisa de cuidados e carinho Todo bebê precisa de cuidados e carinho
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

Dia das Crianças

Ciências

Teste do pezinho

Ciências

Gravidez e cuidados com o recém nascido

Ciências

Importância da amamentação

Últimos artigos

1º de abril – Dia da Mentira

O Dia da Mentira é celebrado aqui no Brasil em 1º de abril. Acredita-se que essa data tenha surgido por meio de uma mudança de datas que aconteceu na França do século XVI.

Combate ao coronavírus: vírus

Combate ao coronavírus: sintomas

Combate ao coronavírus: prevenção