Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Cobra-de-duas-cabeças

A cobra-de-duas-cabeças, apesar de ser um réptil, não pertence ao grupo das serpentes e, tampouco, dos lagartos. A cobra-de-duas-cabeças vive no subsolo.

Cobra-de-duas-cabeças Cobra-de-duas-cabeças

A foto acima é de uma cobra-de-duas-cabeças.

Você sabe que tipo de animal é esse?

A) Uma cobra, oras!
B) Uma espécie de minhoca gigante
C) Um lagarto sem patas
D) Uma cobra-cega
E) Um parente da cobra-cega

Nenhuma das respostas está correta!

As cobras-de-duas-cabeças são, na verdade, animais pertencentes a um grupo dos répteis: o dos anfisbenídeos, ou anfisbenas. Assim, não são lagartos nem cobras e, muito menos, minhocas, já que essas, para início de conversa, são animais invertebrados. Também não são cobras-cegas : anfíbios do grupo dos gimnofionos.


Cobra-cega: não é a mesma coisa que cobra-de-duas-cabeças!

Esse nome, cobra-de-duas-cabeças, é dado porque o corpo de tais animais é comprido, alongado e sem patas, tal como as serpentes . Além disso, sua cauda é curta e arredondada, apresentando mais ou menos a mesma largura da cabeça, parecendo que são, na verdade, duas cabeças, uma em cada ponta.


Cobra-de-duas-cabeças, ou anfisbena.

Em algumas espécies, principalmente quando o indivíduo se sente ameaçado, a cauda pode se mover tanto quanto a cabeça, ajudando ainda mais nessa confusão quanto ao que vem a ser cada uma dessas partes do corpo. Outras espécies podem soltar um pedaço da sua cauda, tal como alguns lagartos fazem, para confundir seus predadores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As anfisbenas, ou cobras-de-duas-cabeças são pouco conhecidas e também avistadas por nós. Isso porque se trata de espécies que vivem enterradas no solo, cavando seus próprios túneis. Para isso, elas utilizam a cabeça, extremamente dura e resistente.

No subsolo, ou nas poucas vezes que aparecem na superfície (geralmente embaixo de folhas e húmus), as cobras-de-duas-cabeças se alimentam de minhocas, larvas, invertebrados e pequenos roedores, como filhotes de camundongos.

Apesar de as anfisbenas não possuírem veneno, algumas espécies são capazes de morder – e com força. Assim, é importante respeitar o ser vivo em questão, evitando pegá-lo ou confrontá-lo. Se você agir dessa forma, não terá nenhum risco de ser mordido.


A cobra-de-duas-cabeças tem olhos bem pequenos.

Em nosso país existem pelo menos 67 espécies de anfisbenas já registradas pelos cientistas!


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Camuflagem

Ciências

Mamba-negra

Últimos artigos

Oceano Índico

Oceano Índico é o oceano que recobre aproximadamente 20% da superfície terrestre. Contendo uma série de rotas comerciais, apresenta grande importância para a economia mundial.

Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral foi um navegante e um fidalgo português. Ficou conhecido por ter liderado a expedição portuguesa que chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500.

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.