Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Água mineral

A água mineral é aquela que vem de camadas profundas do solo, apresenta minerais em sua composição, e pode ter propriedades medicinais.

por Mariana Araguaia
Nem toda água engarrafada é água mineral. Nem toda água engarrafada é água mineral.

A água das chuvas, muitas vezes, atravessa o solo, podendo alcançar camadas bem profundas. Nesses casos, enquanto atravessa, ela geralmente entra em contato com substâncias minerais que se encontram ali, e que passam a fazer parte de sua composição. Assim, forma-se a água mineral.

A água mineral, então, pode ser retirada através de fontes naturais ou de forma artificial, por meio de poços artesianos. Como essa água possui minerais em sua composição, ela pode ter ação medicamentosa, ou seja, pode prevenir ou ajudar no tratamento de doenças.


Nascente de água mineral.
Nascente de água mineral.


A ação medicamentosa da água pode ser aproveitada quando ela é ingerida (ou seja: quando se bebe a água); ou mesmo em banhos medicinais.

Algumas águas minerais se apresentam escuras. Outras, com cheiro, e até mesmo com gosto. Tais propriedades estão relacionadas aos minerais encontrados nessa água. Assim, nem toda água mineral apresenta as características da água potável, que é aquela que não tem cheiro (inodora); não tem cor (incolor) e não tem gosto (insípida).


Nem toda água mineral é potável.
Nem toda água mineral é potável.


A água potável geralmente pode ser ingerida. Assim, a água mineral que apresenta as características da água potável, possivelmente também poderá ser ingerida.

Como existe o risco de essas águas serem contaminadas por micro-organismos que podem provocar problemas de saúde, como diarreias e vômitos; é importante beber somente aquela água mineral de marcas confiáveis e que já se conhece. Outra opção é sempre optar pela água que passou por tratamento com cloro e/ou que foi filtrada, ou pela água que foi fervida.


A água mineral, em algumas situações, pode ser ingerida.
A água mineral, em algumas situações, pode ser ingerida.


Em muitas casas, a água que sai da torneira já vem tratada, e pode ser bebida. No entanto, como algumas vezes ela ainda apresenta um pouco de cheiro e gosto do cloro, é melhor ser filtrada antes.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Você pode se interessar também

Ciências

Consumo consciente de água

Ciências

Substâncias

Ciências

Importância da água para o nosso corpo

Geografia

As atividades que mais consomem água

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Acentuação gráfica

As regras de acentuação gráfica são fundamentais não apenas para a escrita correta das palavras, mas também para sua pronúncia.

Diferenças entre mitose e meiose

As diferenças entre mitose e meiose são muitas, mas podemos destacar o número de células-filhas e a quantidade de material genético nas células.

Tragédia em Brumadinho

A tragédia em Brumadinho ocorreu em decorrência do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração pertencente à Vale. Casas foram destruídas e muitas pessoas morreram.

Francisco Franco

Francisco Franco foi um general espanhol que liderou um golpe contra o governo republicano da Espanha. Implantou uma ditadura que se estendeu por quase quatro décadas.