Características e funções dos rins

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Características e funções dos rins É no rim, órgão que possui formato que lembra um feijão, que ocorre a formação da urina
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

O sistema urinário possui como funções principais a filtragem do sangue e a formação da urina, substância amarelada rica em produtos tóxicos e que se apresentavam em excesso no organismo. O principal órgão desse sistema é o rim e é nele onde ocorrem esses dois processos.

Cada ser humano apresenta um par de rins localizado na região posterior do abdômen e protegido pelas costelas. Em virtude da posição do fígado, o rim direito apresenta uma posição mais inferior quando comparado ao rim esquerdo.

Os rins possuem coloração castanho-avermelhada e formato que lembra um grande feijão, com uma borda convexa e uma região côncava por onde penetram a artéria e a veia renal. Em indivíduos adultos, essa estrutura apresenta cerca de 12 centímetros de comprimento e 6 cm de largura. Alguns autores gostam de afirmar que o órgão apresenta o tamanho de uma mão fechada.

Externamente, o rim apresenta uma cápsula que o protege e mantém-no na sua devida posição. Internamente é possível distinguir três partes principais: o córtex, a medula e a pelve renal.


Observe atentamente a estrutura do rim

→ Córtex: é a porção mais externa do rim e localiza-se logo abaixo da cápsula renal. Nessa região estão localizados os néfrons, as estruturas funcionais do rim onde ocorre a formação da urina. Cada néfron é formado por um glomérulo localizado no interior de uma cápsula e pelo túbulo néfrico. É na região da cápsula que ocorre a filtração do sangue.

→ Medula: Logo abaixo do córtex, é possível observar a medula. Essa região apresenta estruturas triangulares que são denominadas de pirâmides renais. O ápice dessas pirâmides volta-se para a região da pelve, enquanto a sua base volta-se para o córtex. No ápice das pirâmides, localizam-se as papilas renais, que estão envolvidas por estruturas denominadas de cálices menores, que, por sua vez, unem-se e formam os cálices maiores.

→ Pelve renal: é formada pela junção de dois ou três cálices maiores. Nessa região, podem ser formados os famosos cálculos renais, também conhecidos por pedras nos rins, que se destacam pela grande dor gerada nos pacientes que os possuem. Os cálculos também podem ser formados na região dos cálices.

Após ser formada nos rins, a urina segue em direção aos ureteres, que a levam até a bexiga, onde fica armazenada. A eliminação da urina para fora do corpo ocorre pela uretra.

Curiosidade: Nossos rins filtram, em média, 180 litros de sangue por dia, formando aproximadamente 1,5 litros de urina.


Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada:

Avaliação

-

    Escola Kids