Verbos anômalos
Você sabe o que são os verbos anômalos? Clique e saiba mais sobre esse interessante tipo de verbo!
O verbo é uma das classes gramaticais mais interessantes e também uma das mais difíceis! Apesar de sua complexidade, os verbos podem ser mais facilmente estudados por meio de suas classificações: verbos regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre os verbos anômalos, uma interessante ocorrência da língua portuguesa.
Sabemos que os verbos regulares são assim chamados por encaixarem-se em modelos fixos de conjugação verbal, isto é, não sofrem alterações nos radicais e nas terminações quando conjugados. Já os verbos irregulares recebem esse nome porque apresentam alterações nos radicais e nas terminações quando conjugados. Entre os verbos irregulares, estão os verbos anômalos, que apresentam na sua conjugação radicais primários diferentes. Ficou confuso? Vamos explicar essa história direitinho para você.
Esse tipo de verbo não possui apenas um radical quando é conjugado. Os verbos ir e ser são exemplos de verbos anômalos. Observe:
Eu fui Tu foste Nós fomos |
Ele/ela era Ele/ela foi Eu sou |
Tu és Ele/ela é Nós seremos |
Que ele seja Nós íamos |
Você deve ter notado que os radicais nas conjugações acima sofreram grandes alterações se compararmos com as conjugações dos verbos ditos “normais”, não é mesmo? Não existe uma regra que determine essas alterações, e é por isso que eles são chamados de anômalos. Veja só o significado da palavra “anômalo” de acordo com o dicionário:
Anômalo: do latim anomalus, -a, -um, do grego anômalos, -on, que não é feito de acordo com a legalidade, desigual, inconstante, caprichoso.
Os verbos anômalos fogem completamente dos padrões de conjugação verbal!
Outra curiosidade: O verbo ser é formado pela junção de outros dois: esse (que significa ser) e sedere (que significa ficar, permanecer, estar). O verbo ir é formado pela junção de três verbos latinos: ire (que significa ir), vadere (que significa caminhar, andar) e fugere (que significa retirar-se, fugir). Por isso, por serem o resultado da junção de outros verbos, os verbos ser e ir apresentam mais de um radical quando são conjugados.
Viu só? Estudar os verbos pode ser muito interessante!
Por Luana Castro
Graduada em Letras