Português

Uso do gerúndio

Fique por dentro da gramática da língua portuguesa! Clique e saiba como fazer o correto uso do gerúndio!

O uso do gerúndio deve obedecer a regras. Quando essa forma nominal é utilizada para indicar ações futuras, acontece o que chamamos de gerundismo

Que tal aprender um pouco mais sobre o uso do gerúndio? Estudar o verbo e todas as suas formas nominais pode ser bem mais fácil do que você imagina! Pensando em te ajudar a entender a gramática da língua portuguesa, o Escola Kids vai mostrar para você as diferenças entre o uso correto do gerúndio e o gerundismo, esse último considerado um vício de linguagem.

O gerúndio, assim como o infinitivo e o particípio, é uma das formas nominais do verbo. Quando um verbo assume essa forma, acaba perdendo algumas de suas características e passa a apresentar características de nome, não importa se substantivo, adjetivo ou advérbio. Os verbos no gerúndio devem ser empregados em situações específicas: nas orações adverbiais para indicar circunstâncias como tempo, causa, modo, entre outras.

A principal característica de um verbo flexionado no gerúndio é indicar uma ação contínua, isto é, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala. Eles são terminados em -ndo, então, quando você vir um verbo com essas características, logo vai saber que ele está no gerúndio. Observe alguns exemplos:


O gerundismo é considerado um modismo linguístico, por isso, deve ser evitado, principalmente na modalidade escrita

As crianças estão brincando no pátio da escola.

Os alunos estão estudando para a prova de Matemática.

Chegando as férias escolares, viajaremos para a praia.

Quando empregado assim, o uso do gerúndio está correto, contudo, existe um fenômeno chamado gerundismo, que é caracterizado pelo emprego do gerúndio para indicar ações futuras, alterando assim sua real função gramatical, que é a de indicar uma ação que está em andamento. Observe alguns exemplos:

A escola vai estar realizando um festival de sorvetes.

A professora vai estar aplicando o teste de Inglês na quarta-feira.

Nós vamos estar acompanhando as crianças durante o recreio.

Nas frases que você leu acima, o uso do gerúndio é desnecessário, por isso dizemos que se trata de exemplos de gerundismo. Observe agora as mesmas frases, mas sem a interferência do desvio linguístico:

A escola vai realizar um festival de sorvetes.

A professora vai aplicar o teste de Inglês na quarta-feira.

Nós vamos acompanhar as crianças durante o recreio.

Ou:

A escola realizará um festival de sorvetes.

A professora aplicará o teste de Inglês na quarta-feira.

Nós acompanharemos as crianças durante o recreio.

Você deve ter percebido que o gerundismo, além de desnecessário, complica a fala e a escrita. Se podemos utilizar apenas um verbo flexionado no tempo futuro ou uma locução verbal, por que preferir uma forma que adota até três verbos para dizer a mesma coisa? Fique atento para não cair na moda do gerundismo e prefira sempre construções objetivas e livres de cacoetes linguísticos. Bons estudos!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Luana Castro Alves Perez

Versão completa