Sinais de pontuação | Ensino Fundamental I
Sinais de pontuação são símbolos gráficos que têm como objetivo estabelecer coesão e coerência. Podem estar no meio ou final da frase.
Sinais de pontuação são símbolos gráficos que têm como objetivo colaborar para a coesão e coerência dos textos, estabelecendo um sentido ao que está sendo escrito. Como as frases são ditas de formas diferentes, suas intenções também são diferentes.
Os sinais de pontuação são:
-
-
dois-pontos;
-
vírgula;
-
reticências;
Leia também: Você sabe o que são as sílabas?
Dessa forma, temos diferentes sinais de pontuação, que vão estabelecer diferentes sentidos e intenções nas frases. Vejamos quais são eles!
Ponto-final (.)
Colocado ao final da frase, indicando o final dela, é usado em frases afirmativas e negativas.
-
Bruna gosta de comer verduras.
-
Ele não gosta de calor.
Ponto de exclamação (!)
É usado para indicar que a frase expressa uma admiração, medo, entre outros sentimentos.
-
Que cachorro bonito!
-
Que susto!
Ponto de interrogação (?)
É indicado para frases que expressam uma pergunta.
-
Qual é o seu nome?
-
Por que você não foi ontem para a escola?
Dois-pontos (:)
Esse sinal pode ser usado em várias situações. Vejamos algumas delas:
-
Pode apresentar uma enumeração, uma lista, por exemplo:
Fui ao mercado e comprei: frutas, verduras, álcool e carne.
-
Pode apresentar a fala de uma personagem, por exemplo:
Luiza perguntou: — Onde está meu caderno de desenho?
Vírgula (,)
É utilizada para separação de elementos dentro de uma mesma frase.
-
Para o início das aulas, vou precisar de cadernos, lápis, borracha e agenda.
-
No recreio, Carlos brincou de peteca.
Veja também: Quando devemos ou não usar a vírgula?
Reticências (…)
São utilizadas para indicar que um pensamento foi interrompido ou deixar o sentido em aberto.
Tudo indica que sim. Basta você buscar [...]
Travessão (‒)
É utilizado antes da fala de uma personagem, demonstrando assim que é um diálogo entre os personagens. Vejamos o diálogo a seguir:
‒ Helena, você está vendo aquela estrela?
‒ Qual, titia?
‒ Aquela que está bem próxima da Lua, brilhando intensamente.
‒ Nossa, acabei de ver. É linda!
Atividades
1) Relacione os sinais aos seus significados.
( ) Indica uma pergunta.
( ) Indica um espanto, uma surpresa.
( ) Indica uma pausa ou separação de elementos.
( ) Indica as falas de um texto.
( ) Indica final de uma frase.
2) Coloque o sinal de pontuação (? ! .) ao fim de cada frase. Leia a frase com atenção para pode identificar corretamente os sinais.
a) Qual é o seu nome ___
b) Que delícia ____
c) Gosto de brincar de boneca ____
Respostas
1) Relacione os sinais aos seus significados.
( ? ) Indica uma pergunta.
( ! ) Indica um espanto, uma surpresa.
( , ) Indica separação de elementos.
( ‒ ) Indica as falas de um texto.
( . ) Indica final de uma frase.
2) Coloque o sinal de pontuação (? ! .) ao fim de cada frase. Leia a frase com atenção para pode identificar corretamente os sinais.
a) Qual é o seu nome?
b) Que delícia!
c) Gosto de brincar de boneca.