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Sinais de pontuação | Ensino Fundamental I

Sinais de pontuação são símbolos gráficos que têm como objetivo estabelecer coesão e coerência. Podem estar no meio ou final da frase.

Cada sinal de pontuação possui sua própria função.

Sinais de pontuação são símbolos gráficos que têm como objetivo colaborar para a coesão e coerência dos textos, estabelecendo um sentido ao que está sendo escrito. Como as frases são ditas de formas diferentes, suas intenções também são diferentes.

Os sinais de pontuação são:

Leia também: Você sabe o que são as sílabas?

Dessa forma, temos diferentes sinais de pontuação, que vão estabelecer diferentes sentidos e intenções nas frases. Vejamos quais são eles!

Ponto-final (.)

Colocado ao final da frase, indicando o final dela, é usado em frases afirmativas e negativas.

  • Bruna gosta de comer verduras.

  • Ele não gosta de calor.

Ponto de exclamação (!)

É usado para indicar que a frase expressa uma admiração, medo, entre outros sentimentos.

  • Que cachorro bonito!

  • Que susto!

Ponto de interrogação (?)

É indicado para frases que expressam uma pergunta.

  • Qual é o seu nome?

  • Por que você não foi ontem para a escola?

Dois-pontos (:)

Esse sinal pode ser usado em várias situações. Vejamos algumas delas:

  • Pode apresentar uma enumeração, uma lista, por exemplo:

Fui ao mercado e comprei: frutas, verduras, álcool e carne.

  • Pode apresentar a fala de uma personagem, por exemplo:

Luiza perguntou: — Onde está meu caderno de desenho?

Vírgula (,)

É utilizada para separação de elementos dentro de uma mesma frase.

  • Para o início das aulas, vou precisar de cadernos, lápis, borracha e agenda.

  • No recreio, Carlos brincou de peteca.

Veja também: Quando devemos ou não usar a vírgula?

Reticências (…)

São utilizadas para indicar que um pensamento foi interrompido ou deixar o sentido em aberto.

Tudo indica que sim. Basta você buscar [...]

Travessão ()

É utilizado antes da fala de uma personagem, demonstrando assim que é um diálogo entre os personagens. Vejamos o diálogo a seguir:

Helena, você está vendo aquela estrela?

Qual, titia?

Aquela que está bem próxima da Lua, brilhando intensamente.

Nossa, acabei de ver. É linda!

Atividades

1) Relacione os sinais aos seus significados.

(  ) Indica uma pergunta.

(  ) Indica um espanto, uma surpresa.

(  ) Indica uma pausa ou separação de elementos.

(  ) Indica as falas de um texto.

(  ) Indica final de uma frase.

2) Coloque o sinal de pontuação (? ! .) ao fim de cada frase. Leia a frase com atenção para pode identificar corretamente os sinais.

a) Qual é o seu nome ___

b) Que delícia ____

c) Gosto de brincar de boneca ____

Respostas

1) Relacione os sinais aos seus significados.

( ? ) Indica uma pergunta.

( ! ) Indica um espanto, uma surpresa.

( , ) Indica separação de elementos.

( ) Indica as falas de um texto.

( . ) Indica final de uma frase.

2) Coloque o sinal de pontuação (? ! .) ao fim de cada frase. Leia a frase com atenção para pode identificar corretamente os sinais.

a) Qual é o seu nome?

b) Que delícia!

c) Gosto de brincar de boneca.

Por Jacqueline Iglesias

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