Descubra como a coerência textual auxilia na construção do texto.
O texto não pode ser entendido simplesmente como um monte de palavras juntas. Para ser um texto, as palavras precisam relacionar-se entre si e, unidas, estabelecer sentido, ou seja, precisam transmitir uma mensagem.
Todo texto é escrito para ser lido por alguém, por isso, a clareza é fundamental. Para isso, além de escolher bem as palavras e seus elementos de ligação – ou conectivos (preposição, conjunção) –, é necessário fazer com que as ideias tenham sentido.
Em um texto, o recurso utilizado para fazer conexão entre as ideias é chamado de Coerência textual, que é um importante instrumento para a harmonia do texto.
Para que um texto seja coerente, ele precisa ser lógico. Portanto, não pode haver contradição entre nenhuma das partes que o compõem. Além disso, é preciso considerar o tipo de linguagem (culta, coloquial), o tipo de texto e o destinatário da mensagem (receptor). Veja alguns exemplos de incoerências no texto:
Os exemplos acima demonstram incoerência, não é mesmo? Vejamos:
A coerência é um fator muito importante para o sentido do texto, por isso, é necessário prestar atenção e reler o texto para ver se todas as ideias estão em harmonia e se a linguagem está adequada ao texto e ao leitor.
Por Mayra Pavan
Graduada em Letras