Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Coerência Textual

Descubra como a coerência textual auxilia na construção do texto.

A coerência textual é a conexão entre as ideias ou os fatos A coerência textual é a conexão entre as ideias ou os fatos

O texto não pode ser entendido simplesmente como um monte de palavras juntas. Para ser um texto, as palavras precisam relacionar-se entre si e, unidas, estabelecer sentido, ou seja, precisam transmitir uma mensagem.

Todo texto é escrito para ser lido por alguém, por isso, a clareza é fundamental. Para isso, além de escolher bem as palavras e seus elementos de ligação – ou conectivos (preposição, conjunção) –, é necessário fazer com que as ideias tenham sentido.

Em um texto, o recurso utilizado para fazer conexão entre as ideias é chamado de Coerência textual, que é um importante instrumento para a harmonia do texto.

Para que um texto seja coerente, ele precisa ser lógico. Portanto, não pode haver contradição entre nenhuma das partes que o compõem. Além disso, é preciso considerar o tipo de linguagem (culta, coloquial), o tipo de texto e o destinatário da mensagem (receptor).  Veja alguns exemplos de incoerências no texto:

  1. O cachorro-quente comeu o menino;
  2. Na rua, vi um saco de lixo enorme. Fiquei quietinho para ver o que aconteceria;
  3. O céu estava lindo, azul anil anunciando forte chuva;
  4. Cheguei atrasada, mas em cima do horário;

Os exemplos acima demonstram incoerência, não é mesmo? Vejamos:

  1. Todos sabem que um cachorro-quente não pode comer ninguém, já que ele é a comida. Logo, essa é uma construção incoerente, pois não tem lógica;
  2. O saco de lixo não se move, portanto, não poderia acontecer nada;
  3. O céu que anuncia forte chuva não possui a descrição apresentada;
  4. Há uma incoerência aqui, pois a expressão chegar em cima do horário é usada quando alguém chega exatamente no horário marcado. Logo, não é considerado um atraso.

A coerência é um fator muito importante para o sentido do texto, por isso, é necessário prestar atenção e reler o texto para ver se todas as ideias estão em harmonia e se a linguagem está adequada ao texto e ao leitor.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Tipos de coerência

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.