Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Dicas práticas para uma boa interpretação de texto

Interpretação de texto: Dicas fáceis para entender melhor o texto.

Quem não faz da leitura um hábito dificilmente será um bom leitor. Interpretar um texto pode ser um exercício fácil e prazeroso! Quem não faz da leitura um hábito dificilmente será um bom leitor. Interpretar um texto pode ser um exercício fácil e prazeroso!

Infelizmente, muitas pessoas não compreendem aquilo que leem. Isso acontece porque nem sempre somos capazes de interpretar adequadamente os diversos tipos de textos aos quais somos expostos diariamente. Quando ler parece não ter nenhum significado, é sinal de que é hora de seguir algumas dicas práticas para uma boa interpretação de textos.

Na escola, aprendemos o alfabeto, aprendemos a fazer a junção das letras e a decifrar as palavras que elas constroem. Esse é um exercício mecânico ao qual o cérebro vai se acostumando. Quando já estamos bem treinados, ler nem é assim uma tarefa tão difícil. Acontece que, entre desvendar as letras e entender o que realmente as palavras querem nos dizer, existe um longo caminho! Para entender de fato os mais variados tipos de texto, você vai precisar de alguns itens da nossa lista:

Leitura: Quem quer interpretar bem um texto, precisa ter esse hábito pra lá de saudável. Quem lê aprende muitas coisas, além de ganhar uma bagagem de conhecimento que sempre será útil para a compreensão textual.

Releitura: Ficou na dúvida, a primeira leitura não foi suficiente para entender o texto? Releia. Faça isso com cuidado e atenção, não deixe nenhuma informação escapar, pois ela pode ser importante para a compreensão global do texto.

Dicionário: Encontrou alguma palavrinha desconhecida? Não tenha preguiça de procurar seu significado em um dicionário. Mas lembre-se: faça isso quando acabar de ler, não precisa interromper a leitura para consultar o verbete, já que a interrupção pode atrapalhar na construção de sentidos do texto.

Ler, reler, anotar... Esses elementos fazem parte do processo de aprendizado que nos torna capazes de interpretar adequadamente um texto
Ler, reler, anotar... Esses elementos fazem parte do processo de aprendizado que nos torna capazes de interpretar adequadamente um texto

Faça inferências: Quando inferimos, concluímos ou deduzimos algo a partir do exame dos fatos. Inferir significa raciocinar sobre aquilo que está sendo lido, portanto, abra sua cabeça e analise todos os elementos do texto, eles podem nos dar boas pistas sobre aquilo que o autor quer dizer.

Fragmente os parágrafos: Se você tem dificuldades para compreender um texto por completo, não se preocupe: leia atentamente cada parágrafo e faça anotações sobre as ideias principais que ele apresenta. Com treino e dedicação, em pouco tempo você será capaz de fazer as relações de sentido entre todos os parágrafos do texto.

Atenção: o mais importante elemento para quem quer aprender chama-se DISPOSIÇÃO. Quem realmente quer deixar de lado as dificuldades, treina e dedica-se para ser maior do que elas. A interpretação de texto não é um exercício exclusivo da língua portuguesa, pois quem entende bem o que lê consegue resolver questões da matemática, da física, biologia e das mais diversas áreas do conhecimento. Interpretar um texto de maneira eficiente é um passo importantíssimo para alavancar o aprendizado. Por isso, deixe de lado a preguiça, mãos à obra e bons estudos!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Coerência textual

Português

Como começar a estudar Gramática?

Português

Elementos que compõem um bom texto

Português

Importância da inferência para a interpretação textual

Últimos artigos

Grau dos adjetivos

O grau dos adjetivos serve para indicar o quão forte é a característica de algo ou alguém, que pode ser muito intensa (grau superlativo) ou comparada (grau comparativo) a outra.

Guerra da Independência do Brasil

A Guerra da Independência do Brasil foi um conflito armado que consolidou a separação do Brasil de Portugal, transformando-o em nação independente entre 1822 e 1824.

Odin

Odin é uma divindade presente na religiosidade nórdica e germânica, sendo conhecido como o Pai de Todos e considerado um deus guerreiro e mágico.

7 maravilhas do mundo moderno

As 7 maravilhas do mundo moderno são sete construções feitas pelo ser humano ao longo da história e que são consideradas símbolos da diversidade e da engenhosidade humana.