Português

Locuções verbais

As locuções verbais são constituídas por um verbo auxiliar, que se conjuga normalmente; e outro expresso numa das formas nominais, representadas pelo infinitivo

As locuções verbais se constituem de dois verbos: um auxiliar e um principal

Observe, primeiramente, esta oração:

Eu preciso brincar, pois já terminei todas as minhas tarefas.

Nela, há dois verbos que se encontram juntinhos, juntinhos: o verbo precisar, conjugado na primeira pessoa do presente do indicativo, e o verbo brincar, mantido na sua forma original, ou seja, no infinitivo, cuja terminação “ar” o faz pertencer à primeira conjugação.

Trata-se de uma situação muito comum, a qual ocorre no dia a dia, tanto em se tratando da fala quanto da escrita. Sabe como denominamos esse fato? Estamos conhecendo agora o que a gramática chama de locução verbal, que nada mais é do que a união de dois verbos, formada por um verbo auxiliar, que no caso do nosso exemplo é o verbo “preciso”; juntamente com um outro verbo, expresso em uma das três formas nominais (podendo ser no infinitivo, como por exemplo, “brincar”; gerúndio, tais como brincando, pulando; e também no particípio, isto é, no passado, representado pelos verbos abundantes, dos quais já temos conhecimento. Aqueles terminados em “-ADO” e “-IDO”, lembra-se? Caso não, obtenha mais informações acessando o texto "conhecendo um pouco mais os verbos abundantes". 


Agora que tudo ficou claro, que tal conhecermos juntos algumas orações nas quais podemos constatar o uso de algumas locuções verbais? Vamos lá, então?


Vou estudar bastante hoje.

Meu cãozinho é amado por todos da família.

Tenho de ajudar minha mãe nas tarefas da casa.

Quando cheguei, o professor ia saindo.

Vamos viajar nestas férias.

No céu, as estrelas pareciam brilhar como nunca.

Ia caminhando sozinho quando avistei você.

Quando meus amigos foram embora, continuei jogando.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Versão completa