Qual matéria está procurando ?

Português

Português

A vista, à vista ou avista?

Neste artigo você vai tirar suas dúvidas a respeito do uso das expressões: a vista, à vista e avista.

Você já passou por alguma situação que tenha lhe deixado em dúvidas quanto à grafia e uso de “a vista, à vista ou avista”? Pois bem, essa é uma dúvida bastante recorrente entre os falantes da língua portuguesa e vamos tentar esclarecê-la de maneira bem simples.

Primeiro, é necessário entendermos que as três formas são corretas, embora seus significados e contextos de uso sejam bastante diferentes. Vejamos:

À vista (separado e com acento grave/crase)

À vista é uma locução adverbial utilizada no sentido de indicar as circunstâncias em que algo ocorreu; significa que algo está e/ou ocorreu ao alcance da vista (visível), na presença de alguém, de imediato.

Observe os exemplos:

  • Mar à vista!

  • O pagamento pode ser à vista, sem juros, ou a prazo, com juros.

  • Deixe as chaves à vista para que não as esqueça.

Com relação à utilização da locução “à vista” para se referir a um pagamento total feito no ato da compra (forma de pagamento de compras), alguns linguistas consideram equivocado utilizar a crase, já que a forma de pagamento contrária seria “a prazo”, que é grafada sem o auxílio de preposição: “ao prazo”.

Entretanto, é necessário utilizar a crase para designar a forma de pagamento, sobretudo para que não haja ambiguidade no enunciado. Existem outras circunstâncias nas quais o acento grave/crase também funciona para atribuir maior clareza aos enunciados. Observe:

- lavar à mão – modo como algo está sendo lavado.
- lavar a mão – ato de lavar as mãos


A vista (separado e sem acento grave/crase)

A vista é a junção do artigo definido feminino singular “a” com o substantivo comum feminino singularvista” e significa “sentido ou órgão da visão”, bem como o ato de ver ou a paisagem.

Observe os exemplos:

  • A vista do mirante de Serra Grande é maravilhosa.

  • Estou com a vista embaçada por causa do colírio.


Avista (junto e sem acento grave/crase)

Avista é o ato de alcançar com a vista. Nesse sentido, trata-se do verboavistar” conjugado na 3ª pessoa do singular do presente do modo indicativo ou na 2ª pessoa do singular do modo imperativo. “Avistar” refere-se, principalmente, ao ato de alcançar com a vista, sendo sinônimo de ver, olhar, enxergar, distinguir, deparar, defrontar-se.

Observe os exemplos:

  • Ele sempre avista o pai subindo o morro a pé.

  • De seu apartamento, Júlio avista toda a praia.

  • Esse é o momento em que o bombeiro avista as primeiras vítimas do terremoto.

Aprenda também a respeito das expressões “as vezes” e “às vezes”. Bons estudos!

As três formas existem na língua portuguesa, mas seus significados e contextos de utilização são diferentes As três formas existem na língua portuguesa, mas seus significados e contextos de utilização são diferentes
Por Luciana Kuchenbecker Araújo

Você pode se interessar também

Português

Quando devemos ou não utilizar a crase?

Português

Uso da crase na indicação de horas

Português

As vezes ou às vezes?

Português

Acerca de, a cerca de ou há cerca de?

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.