Neste artigo você vai tirar suas dúvidas a respeito do uso das expressões: a vista, à vista e avista.
Você já passou por alguma situação que tenha lhe deixado em dúvidas quanto à grafia e uso de “a vista, à vista ou avista”? Pois bem, essa é uma dúvida bastante recorrente entre os falantes da língua portuguesa e vamos tentar esclarecê-la de maneira bem simples.
Primeiro, é necessário entendermos que as três formas são corretas, embora seus significados e contextos de uso sejam bastante diferentes. Vejamos:
→ À vista (separado e com acento grave/crase)
À vista é uma locução adverbial utilizada no sentido de indicar as circunstâncias em que algo ocorreu; significa que algo está e/ou ocorreu ao alcance da vista (visível), na presença de alguém, de imediato.
Observe os exemplos:
Mar à vista!
O pagamento pode ser à vista, sem juros, ou a prazo, com juros.
Deixe as chaves à vista para que não as esqueça.
Com relação à utilização da locução “à vista” para se referir a um pagamento total feito no ato da compra (forma de pagamento de compras), alguns linguistas consideram equivocado utilizar a crase, já que a forma de pagamento contrária seria “a prazo”, que é grafada sem o auxílio de preposição: “ao prazo”.
Entretanto, é necessário utilizar a crase para designar a forma de pagamento, sobretudo para que não haja ambiguidade no enunciado. Existem outras circunstâncias nas quais o acento grave/crase também funciona para atribuir maior clareza aos enunciados. Observe:
- lavar à mão – modo como algo está sendo lavado.
- lavar a mão – ato de lavar as mãos
→ A vista (separado e sem acento grave/crase)
A vista é a junção do artigo definido feminino singular “a” com o substantivo comum feminino singular “vista” e significa “sentido ou órgão da visão”, bem como o ato de ver ou a paisagem.
Observe os exemplos:
A vista do mirante de Serra Grande é maravilhosa.
→ Avista (junto e sem acento grave/crase)
Avista é o ato de alcançar com a vista. Nesse sentido, trata-se do verbo “avistar” conjugado na 3ª pessoa do singular do presente do modo indicativo ou na 2ª pessoa do singular do modo imperativo. “Avistar” refere-se, principalmente, ao ato de alcançar com a vista, sendo sinônimo de ver, olhar, enxergar, distinguir, deparar, defrontar-se.
Observe os exemplos:
Ele sempre avista o pai subindo o morro a pé.
De seu apartamento, Júlio avista toda a praia.
Esse é o momento em que o bombeiro avista as primeiras vítimas do terremoto.
Aprenda também a respeito das expressões “as vezes” e “às vezes”. Bons estudos!