Português

Haplologia

Quer conhecer mais uma curiosidade da língua portuguesa? Clique e saiba mais sobre um fenômeno fonético-morfológico chamado de haplologia.

A palavra haplologia é derivada do grego haplo, cujo significado é “simples”

Haplologia. Com certeza essa é uma palavra nova para a maioria das pessoas, não é verdade? Pois saiba que por detrás desse estranho vocábulo mora um conceito gramatical bem interessante! Que tal conhecer mais uma curiosidade da língua portuguesa?

A haplologia é uma espécie de síncope, que nada mais é do que um dos metaplasmos por supressão de fonemas. Ficou confuso? Não sabe o que é um metaplasmo? Observe só alguns exemplos de haplologia que vão ajudar você a compreender melhor:

1. As peças tragicômicas nasceram na Grécia Antiga. (trágico + cômico = tragicocômico → tragicômico)

2. O professor foi bondoso com as crianças. (bondade + oso = bondadoso → bondoso)

3. Os idosos fizeram atividades físicas na praça. (idade + oso = idadoso → idoso)

4. Pode deixar que nós vamos resolver todos os problemas! (pode deixar → [pó' deixar])

Nos quatro exemplos apresentados, sílabas iguais ou muito semelhantes foram suprimidas para evitar um cacófato (considerado um vício de linguagem) e facilitar a pronúncia de uma palavra. No último exemplo (pode deixar [pó' deixar]), temos uma ocorrência muito comum na língua portuguesa, principalmente quando o assunto é a modalidade oral. Às vezes, para facilitar a comunicação e conferir dinamismo às nossas interações verbais, acabamos por utilizar a haplologia de forma inconsciente, suprimindo fonemas para então podermos falar mais rapidamente.

A haplologia prova que a língua está em constante movimento e sujeita a diversas alterações ao longo da história. Trata-se de um fenômeno fonético-morfológico. Esse termo, que também poderia ter sido modificado para haplogia (não foi porque se trata de um termo, portanto, pouco utilizado em nosso dia a dia) é de origem grega, e haplo, em grego, significa simples. Viu só? Uma palavra diferente e complicada que tem como objetivo facilitar a nossa vida!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Versão completa