Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Haplologia

Quer conhecer mais uma curiosidade da língua portuguesa? Clique e saiba mais sobre um fenômeno fonético-morfológico chamado de haplologia.

A palavra haplologia é derivada do grego haplo, cujo significado é “simples” A palavra haplologia é derivada do grego haplo, cujo significado é “simples”

Haplologia. Com certeza essa é uma palavra nova para a maioria das pessoas, não é verdade? Pois saiba que por detrás desse estranho vocábulo mora um conceito gramatical bem interessante! Que tal conhecer mais uma curiosidade da língua portuguesa?

A haplologia é uma espécie de síncope, que nada mais é do que um dos metaplasmos por supressão de fonemas. Ficou confuso? Não sabe o que é um metaplasmo? Observe só alguns exemplos de haplologia que vão ajudar você a compreender melhor:

1. As peças tragicômicas nasceram na Grécia Antiga. (trágico + cômico = tragicocômico → tragicômico)

2. O professor foi bondoso com as crianças. (bondade + oso = bondadoso → bondoso)

3. Os idosos fizeram atividades físicas na praça. (idade + oso = idadoso → idoso)

4. Pode deixar que nós vamos resolver todos os problemas! (pode deixar → [pó' deixar])

Nos quatro exemplos apresentados, sílabas iguais ou muito semelhantes foram suprimidas para evitar um cacófato (considerado um vício de linguagem) e facilitar a pronúncia de uma palavra. No último exemplo (pode deixar [pó' deixar]), temos uma ocorrência muito comum na língua portuguesa, principalmente quando o assunto é a modalidade oral. Às vezes, para facilitar a comunicação e conferir dinamismo às nossas interações verbais, acabamos por utilizar a haplologia de forma inconsciente, suprimindo fonemas para então podermos falar mais rapidamente.

A haplologia prova que a língua está em constante movimento e sujeita a diversas alterações ao longo da história. Trata-se de um fenômeno fonético-morfológico. Esse termo, que também poderia ter sido modificado para haplogia (não foi porque se trata de um termo, portanto, pouco utilizado em nosso dia a dia) é de origem grega, e haplo, em grego, significa simples. Viu só? Uma palavra diferente e complicada que tem como objetivo facilitar a nossa vida!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Conhecendo os principais elementos da comunicação

Português

Metaplasmo

Português

Vícios de linguagem

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.