Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Metaplasmo

A evolução das palavras: Aprenda sobre a história dos vocábulos através do estudo do metaplasmo!

Os metaplasmos podem acontecer por diversos fatores, entre eles, está a lei do menor esforço Os metaplasmos podem acontecer por diversos fatores, entre eles, está a lei do menor esforço

 A gramática da língua portuguesa é um objeto de estudo muito interessante! Somos falantes, dominamos o idioma e ainda assim não sabemos de todas as curiosidades da língua portuguesa. Mas, fique tranquilo, quando o assunto é aprendizado, saiba que ele é construído ao longo de nossa vida, nada de achar que nunca vai entender nossa gramática.

Entre as várias curiosidades que habitam nossa língua, existe uma chamada metaplasmo. Quando uma palavra da língua portuguesa sofre alguma alteração em sua estrutura, seja por supressão, adição ou mudança, dizemos que ela sofreu um metaplasmo. Isso acontece porque a língua portuguesa passa por constantes evoluções históricas — se tivéssemos a oportunidade de fazer uma viagem no tempo e voltarmos para o século XIX, certamente ficaríamos surpresos com todas as mudanças pelas quais o idioma passou. Foram tantas que ficaríamos perdidos e até mesmo com dificuldades para entender uma estranha língua que, incrivelmente, chamamos de nossa!

Existe um tipo de metaplasmo que acontece por supressão chamado Apócope, que nada mais é do que a eliminação de um elemento sonoro no final da palavra. Isso aconteceu porque os vocábulos, quando passaram da língua latina para a língua portuguesa, sofreram modificações importantes. Observe os exemplos de apócope:

Mala maa → má

Mare → mar

Amat → ama

Male → mal

Muito → mui

Cinematógrafo → cinema → cine

Uma ocorrência bem comum no português brasileiro é a supressão da consoante /r/ no final de palavras, especialmente nos casos em que o verbo está no modo infinitivo. Observe os exemplos:

falá em vez de falar

fazê em vez de fazer

partí em vez de partir

dançá em vez de dançar

Não se trata de uma questão de certo ou errado, mas sim de observarmos e entendermos a evolução da língua e a diferença que existe entre a linguagem escrita e a linguagem falada.


Por Luana Castro
Graduada em Letras 

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Abreviação Vocabular

Português

Haplologia

Português

Há crase em palavras repetidas?

Português

Processo de formação das palavras

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.