Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Há crase em palavras repetidas?

A expressão é cara à cara ou cara a cara? Descubra se existe crase diante de palavras repetidas.

É preciso muito estudo para memorizar as regrinhas de quando não é permitido usar a crase É preciso muito estudo para memorizar as regrinhas de quando não é permitido usar a crase

A crase é um fenômeno linguístico que surge quando há fusão (mistura) de duas vogais idênticas e é representada pelo acento grave (`). Este indica que houve uma junção entre a preposição a (exigida pelo verbo ou pelo nome) e o artigo a, que acompanha uma palavra feminina. Veja:

  1. Refiro-me à professora. (A referência é feita a alguém)
  2. Houve um atentado à embaixada. (Atentado a)

É importante ficar claro que só há ocorrência de crase diante de palavras femininas. Entretanto, é preciso tomar cuidado, pois algumas expressões, embora sejam formadas por palavras femininas, não admitem o uso da crase. Acompanhe os exemplos:

  1. O importante é ficar frente a frente com a verdade.
  2. O suor do trabalhador escorre gota a gota.
  3. Desejo encontrar com Jesus face a face.
  4. A mulher quis que a resposta ocorresse cara a cara.

Todas as expressões destacadas são formadas por palavras femininas, não é mesmo? E é muito comum as pessoas quererem colocar a crase nessas expressões. Entretanto, não ocorre crase quando a expressão é formada por palavras femininas repetidas.

Sintetizando:

Sempre que as expressões forem formadas por palavras repetidas, mesmo que sejam palavras femininas, lembre-se de que o uso da crase não é permitido.

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por Mayra Gabriella de Rezende Pavan

Você pode se interessar também

Português

Metaplasmo

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.