Classificação do predicado
Que tal estudar um pouquinho sobre análise sintática? Clique e fique por dentro da classificação do predicado!
Você sabe o que é análise sintática?
Certamente você está aprendendo as regras da língua portuguesa na escola, assim como os elementos responsáveis pelo bom funcionamento da língua falada e da língua escrita. Sendo assim, é importante que você saiba que cada palavrinha possui uma função dentro de uma frase ou oração, e a análise sintática tem como objetivo examinar a estrutura de um período, assim como as orações que o compõem. Entre os elementos que compõem uma oração estão o sujeito e o predicado. Hoje falaremos sobre a classificação do predicado. Vamos lá?
Para começar: Você sabe o que é o predicado? O predicado é tudo aquilo que se fala a respeito do sujeito, ou seja, daquele que pratica ou sofre a ação verbal. Quando, ao fazermos uma pergunta para o verbo, identificamos o sujeito, identificamos também o seu predicado, no qual sempre constará um verbo ou uma locução verbal. Quer ver só como é fácil identificar o predicado? Observe:
Os alunos estudaram para a prova de Geografia.
Quem estudou? → Os alunos.
Sujeito: Os alunos.
Predicado: estudaram para a prova de Geografia.
Predicado verbal: o núcleo é um verbo. Predicado nominal: o núcleo é um nome. Predicado verbo-nominal: predicado verbal + predicado nominal
Você já deve ter aprendido que o sujeito sempre apresentará um núcleo. O núcleo do sujeito contém a ideia central, e o mesmo acontece com o predicado. Vamos aprender a identificar o núcleo do predicado? Fique atento:
Os alunos estudaram para a prova de Geografia.
Sujeito: Os alunos.
Predicado: estudaram para a prova de Geografia.
Qual é a palavra mais importante do predicado? → estudaram.
Núcleo do predicado: estudaram.
Quando o núcleo do predicado for um verbo, esse predicado será chamado de predicado verbal. E quando o núcleo não for um verbo, como ele será classificado? Fique atento:
Os alunos estavam nervosos por causa da prova.
Sujeito: Os alunos.
Predicado: estavam nervosos por causa da prova.
Qual é a palavra mais importante do predicado? → nervosos.
Núcleo do predicado: nervosos.
A palavra mais importante do predicado da oração acima é um adjetivo: nervosos. Quando o núcleo do predicado for um nome, seja ele um adjetivo ou um substantivo, ele será chamado de predicado nominal. O predicado nominal é formado por um verbo de ligação (estavam) e um predicativo do sujeito.
Além do predicado verbal e do predicado nominal, existe também o predicado verbo-nominal, que nada mais é do que a fusão desses dois tipos de predicado. Nele existem dois núcleos: o verbo (predicado verbal) e o predicativo (predicado nominal). Observe:
Os alunos reclamaram nervosos da prova de Geografia.
↑ ↑
núcleo núcleo
verbal nominal
reclamaram nervosos da prova de Geografia: predicado verbo-nominal.
Sintetizando o que você estudou: ► Predicado: O predicado é tudo aquilo que se fala a respeito do sujeito. ► Núcleo do predicado: É a palavra mais importante do predicado. ► Predicado verbal: Quando o núcleo do predicado é um verbo. ► Predicado nominal: Quando o núcleo do predicado é um nome (adjetivo ou substantivo). ► Predicado verbo-nominal: Fusão do predicado verbal e do predicado nominal. |
Por Luana Castro
Graduada em Letras