História

Colonização francesa nas Américas

Fique sabendo como ocorreu a colonização francesa nas Américas e entenda o contexto desse acontecimento histórico.

Monumento ao general britânico James Wolf, que lutou contra a ocupação francesa da América do Norte

Apesar de sabermos hoje que parte do Canadá já foi colônia francesa e que há um pequeno território na América do Sul chamado Guiana Francesa, a história da colonização francesa nas Américas, por vezes, não é abordada por alguns professores. Pois bem, para compreender os motivos que conduziram os franceses à ocupação do “Novo Mundo”, é necessário que se tenha em vista o contexto da Europa dos séculos XVI e XVII.

Ao estudar o conteúdo de Reformas Protestantes, no qual são vistas as propostas de transformação e reinterpretação da tradição cristã ocidental, você certamente aprendeu que tais reformas provocaram também intensas transformações políticas na Europa. O processo reformista, que começou efetivamente no início do século XVI (especificamente em 1517), coincidiu com o início da expansão marítima europeia, capitaneada pelos recém-formados Estados católicos da Península Ibérica, Portugal e Espanha. Em decorrência das reformas, boa parte da população passou a ter orientação protestante, o que veio a provocar sucessivas guerras civis no continente.

O clima hostil que se instalou na Europa levou parte dessas pessoas a tentar estabelecer-se no continente americano recém-descoberto. Esse foi o caso dos puritanos (calvinistas ingleses) e dos huguenotes (calvinistas franceses). Esses últimos tentaram ocupar (recebendo apoio do monarca francês que se simpatizava com o calvinismo) em duas ocasiões o território brasileiro, então sob o jugo do império português. A primeira tentativa foi em 1555, na região da Baía da Guanabara, e a segunda, em 1612, na região do estado do Maranhão. Essas tentativas de invasões francesas no Brasil foram denominadas de França Antártica (para a região de Guanabara) e França Equinocial (para a região do Maranhão).

Além da presença em solo brasileiro, os franceses também se lançaram à ocupação do extremo norte da América do Sul, na região conhecida como Guianas, e também na região do Caribe, onde conseguiram instalar um sistema mercantilista nas chamadas Antilhas Francesas. A estratégia usada pela coroa francesa nessas regiões era a mesma usada por Portugal, Holanda e Espanha: a implantação das plantations, grandes latifúndios monocultores, com uso de mão de obra escrava.

Todavia, foi na América do Norte que os franceses empreenderam seu projeto colonial de maior envergadura. Desde o início do século XVII até o ano de 1763 (fim da Guerra dos Sete Anos entre França e Inglaterra), a França ocupou uma região que ia de Quebec, no Canadá, até Nova Orleans, no sul dos Estados Unidos. Essa região contornava, a oeste, as Treze Colônias. O tipo de colonização empreendido era semelhante à das Treze Colônias inglesas, isto é, era uma colonização efetiva de povoamento. Várias atividades econômicas, como caça, pesca e extração de madeiras, integravam o cotidiano dos colonos franceses. Essas atividades subsidiavam as despesas dos colonos e serviam para impulsionar a construção de infraestruturas.

Com a Guerra dos Sete Anos entre as coroas da Inglaterra e da França ocorrida entre os anos de 1756 e 1763, a situação da América Francesa mudou radicalmente. No ano de 1759, o exército inglês conquistou a região de Quebec, centro da ocupação francesa. Nesse processo, destacou-se a figura do general britânico James Wolf, que, aliando-se aos índios da tribo iroquoi, conseguiu tomar Quebec dos franceses. Nos anos que se seguiram, os franceses sofreram derrotas paulatinas. Em 1763, foi assinado o Tratado de Paris, que implicava, entre outras coisas, atribuir a posse dos territórios do Canadá e das Antilhas Francesas à coroa inglesa.


Por Me. Cláudio Fernandes

Por Cláudio Fernandes

Versão completa