Geografia

Poluição Visual

Conheça os prejuízos socioambientais causados pela poluição visual e como esse problema afeta a qualidade de vida das pessoas.

O excesso de publicidade nas ruas pode gerar poluição visual

Todos nós queremos uma cidade limpa e bonita, não é mesmo? Então devemos nos preocupar em manter o ambiente urbano livre de todo tipo de poluição, evitando jogar lixo nas ruas e coibindo práticas semelhantes. Temos que diminuir também a emissão de poluentes no ar e nos rios que passam pelas áreas das cidades.

Mas existe um tipo de poluição que as pessoas sempre se esquecem de cuidar e que afeta a qualidade de vida de todos. É até curioso que as pessoas se esqueçam dessa forma de poluição, pois a vemos o tempo todo: trata-se da poluição visual.

A poluição visual corresponde ao excesso de lixo e também de cartazes, placas e anúncios publicitários, algo muito comum no espaço das cidades. São também consideradas como poluição visual as ações de intervenção no ambiente urbano, como a pichação de muros ou qualquer outra atitude que prejudique as condições estéticas e sanitárias do meio em que se vive.

Um dos problemas da poluição visual é a danificação da arquitetura original das cidades, deixando-as mais “feias”, além de provocar o cansaço visual pelo acúmulo excessivo de informações ao redor. As áreas verdes também são afetadas, pois árvores ou pequenas matas, por exemplo, são substituídas por outdoors ou outros tipos de placas publicitárias. Em alguns casos, até a mobilidade das pessoas é prejudicada, pois a grande quantidade de placas e cavaletes nas calçadas atrapalha os pedestres e, às vezes, até o trânsito.


Times Square, uma rua famosa de Nova York repleta de publicidade e poluição visual ¹

Para piorar, existe ainda a poluição visual eleitoral, aquela gerada pelos candidatos durante as campanhas para as eleições em que os espaços das cidades ficam verdadeiramente lotados de tantas placas pedindo voto. Nesse período, apesar de algumas restrições previstas na lei, o acúmulo de lixo nas ruas gerado pelo material político é muito acima do aceitável.

Para melhorar essa questão, seria preciso uma maior consciência das empresas de publicidade – e também, no caso das eleições, dos candidatos – para diminuir o excesso de placas e peças publicitárias em algumas áreas. O poder público, por sua vez, precisa colocar algumas restrições, pois as necessidades econômicas das pessoas e das empresas em divulgar os seus produtos não devem estar acima da preocupação de zelar pelo espaço da sociedade.

Tudo o que é feito na medida certa não causa prejuízos ambientais, ou seja, a publicidade pela cidade não é o problema, desde que feita de forma comedida e controlada para que a poluição visual não se torne uma dor de cabeça ainda maior para a sociedade.

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¹ Fonte da imagem: Sorbis / Shutterstock


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Por Rodolfo F. Alves Pena

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