Datas Comemorativas

25 de agosto — Dia do Soldado

O Dia do Soldado é uma data comemorativa celebrada no dia 25 de agosto. A escolha desse dia se deu em homenagem a Duque de Caxias.

O Dia do Soldado é uma data comemorativa que ocorre no dia 25 de agosto.

O Dia do Soldado é uma data comemorativa que é celebrada em nosso país no dia 25 de agosto. Essa data foi criada, em 1923, com o nome de Festa de Caxias, mas foi transformada oficialmente no Dia do Soldado dois anos depois. Seu intuito é homenagear os soldados e o papel que cumprem para o nosso país.

A data é celebrada em 25 de agosto em homenagem a Duque de Caxias, um dos militares mais importantes da história brasileira, que participou de eventos como a Guerra dos Farrapos e a Guerra do Paraguai. Ele também é considerado o patrono do Exército Brasileiro.

Leia também: 19 de novembro — Dia da Bandeira

Resumo sobre o Dia do Soldado

  • O Dia do Soldado é uma data comemorativa celebrada no Brasil no dia 25 de agosto.

  • A data serve como homenagem ao soldado, celebrando sua importância.

  • A data foi criada em 1923, sob o nome de Festa de Caxias.

  • Foi oficialmente transformada em Dia do Soldado em 1925.

  • A escolha do dia 25 de agosto é uma homenagem a Duque de Caxias, um dos militares mais importantes da história do Brasil.

História do Dia do Soldado

O Dia do Soldado é celebrado em nosso país no dia 25 de agosto, e comemora a importância dos soldados, membros das Forças Armadas do Brasil. A escolha do 25 de agosto não foi ocasional, mas proposital como forma de homenagear Duque de Caxias, um dos mais reconhecidos militares do Brasil e considerado patrono do Exército.

Essa data foi estabelecida em nosso país, no ano de 1923, como uma forma de homenagear Duque de Caxias. Inicialmente, a data não era conhecida como Dia do Soldado, mas como Festa de Caxias. Sua criação se deu pela ocasião dos 120 anos de nascimento desse militar e como uma sugestão de Eugênio Vilhena de Moraes.

A criação da Festa de Caxias foi oficializada por Setembrino de Carvalho, à época, ministro do Exército do Brasil durante o governo do presidente Artur Bernardes. Na ocasião, a Festa de Caxias foi criada pelo Aviso nº 443, estabelecendo que, além de celebração, a data era um momento de formação dos soldados.

Dois anos depois, foi anunciado o Aviso nº 336, que oficializou o 25 de agosto como Dia do Soldado. A celebração aconteceu por décadas, e foi reforçada pelo Decreto nº 51.429, emitido em 1962 por João Goulart. Desde então, o Dia do Soldado é realizado anualmente.

Qual o significado do Dia do Soldado?

O Dia do Soldado é uma data comemorativa oficial celebrada, todos os anos, em 25 de agosto. Essa data tem dois significados:

  • É uma celebração que homenageia Duque de Caxias, figura muito importante na história brasileira do século XIX, e seu envolvimento em eventos marcantes, como a Guerra do Paraguai.

  • Celebra e homenageia os soldados brasileiros pelo importante papel que eles cumprem na segurança do país, na manutenção da ordem interna, na defesa de nossa soberania, em resgates, entre outros.

Veja também: 7 de setembro — Dia da Independência do Brasil

Importância do Dia do Soldado

O Dia do Soldado é uma data comemorativa de relevância porque homenageia os soldados e sua importante atuação em nosso país. Os soldados são preparados para servir, e atuam em acidentes, em resgates e na manutenção da ordem interna. Em geral, arriscam suas vidas para proteger nossa sociedade.

Duque de Caxias

O Dia do Soldado é celebrado em 25 de agosto como forma de homenagear Duque de Caxias. Seu nome de nascença era Luís Alves de Lima e Silva, sendo um dos militares mais importantes da história brasileira pelo seu envolvimento em acontecimentos importantes. Seu nascimento aconteceu no dia 25 de agosto de 1803, na cidade de Porto Estrela, no Rio de Janeiro.

Era filho de um importante militar, chamado Francisco de Lima e Silva, cuja carreira quis seguir. Ao longo de sua vida no Exército, Duque de Caxias esteve envolvido com as Guerras de Independência, lutando em defesa da independência brasileira, e a Guerra da Cisplatina, no Primeiro Reinado.

No Período Regencial, Duque de Caxias cumpriu importante papel na contenção que aconteceu nesse período. O militar foi enviado ao Maranhão para lidar com a Balaiada, e depois foi enviado para o Rio Grande do Sul para derrotar os farrapos, na Guerra dos Farrapos. Sua atuação para conter essas duas revoltas lhe deu projeção nacional. A partir da década de 1840, ele ingressou na política brasileira, e, durante muitos anos, liderou o Gabinete Ministerial, a posição mais importante da política brasileira no período monárquico.

Um evento importante do qual Duque de Caxias participou foi a Guerra do Paraguai, o maior conflito em que o Brasil teve protagonismo. Ele assumiu o comando das tropas brasileiras em 1866, tendo como objetivo derrotar o Paraguai. Precisou realizar uma reorganização total das tropas brasileiras e esteve no conflito até 1869, quando entendeu que o Paraguai já estava derrotado. Abandonou o conflito sem autorização de d. Pedro II porque não queria fazer parte da caçada para capturar Solano López, o ditador paraguaio.

Duque de Caxias faleceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 7 de maio de 1880.

Atividades para o Dia do Soldado

Para o Dia do Soldado, diferentes atividades podem ser feitas, como:

  • palestras com soldados que contem suas funções e experiências na carreira;

  • visitas guiadas a museus que abordam o assunto;

  • confecção de cartazes em homenagem aos soldados etc.

Fontes

CELSO, Castro. Entre Caxias e Osório: a criação do culto ao patrono do Exército Brasileiro. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2112.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Decreto nº 51.429, de 13 de março de 1962. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-51429-13-marco-1962-391353-publicacaooriginal-1-pe.html.

Por Daniel Neves Silva

Versão completa