Ciências

Reprodução assexuada

Conheça as características da reprodução assexuada, um tipo de reprodução que não envolve gametas.

As abelhas realizam partenogênese, um processo em que não é necessário gameta masculino para gerar novo ser

Todos os organismos vivos são capazes de se reproduzir, entretanto, muitos conseguem realizar essa tarefa sozinhos, sem a ajuda de nenhum parceiro. Esse tipo de reprodução é chamado de assexuado e é comum entre os organismos vivos.

→ Quais são as características de uma reprodução assexuada?

A reprodução assexuada caracteriza-se pela produção de descendentes a partir de um único indivíduo. Nesse tipo de reprodução, que não envolve células reprodutivas (gametas), observa-se a produção de proles que são cópias exatas uns dos outros. Por serem geneticamente iguais, fala-se que o indivíduo é um clone do organismo que o originou.

→ Quais são as vantagens da reprodução assexuada?

Apesar de produzir exclusivamente clones, a reprodução assexuada também apresenta suas vantagens. Em organismos assexuados, normalmente há uma descendência numerosa, o que não é observado em uma reprodução sexuada, que apresenta alto gasto de energia. Outra vantagem dessa reprodução é que organismos isolados também podem gerar descendentes. Além disso, em ambientes estáveis, organismos bem adaptados podem manter sua população sem riscos de extinção.

→ Quais são os tipos de reprodução assexuada mais comuns?

Existem vários tipos de reprodução assexuada, destacando-se:

  • Bipartição, divisão binária ou cissiparidade: Nesse tipo de reprodução, uma única célula ou indivíduo divide-se e dá origem a dois organismos idênticos ao original. Esse processo é muito observado em bactérias.

  • Brotamento: Nesse tipo de processo, observa-se a geração de brotos que crescem em um indivíduo e, posteriormente, separam-se e originam outro organismo. Esse processo pode ser observado, por exemplo, em esponjas e hidras (veja figura abaixo).


Observe a hidra e seu broto sendo formado

  • Fragmentação: um único pedaço do organismo é suficiente para dar origem a outro indivíduo por regeneração. Esse processo ocorre em animais como a estrela-do-mar e planária.

  • Partenogênese: um organismo pode dar origem a outro sem que haja fecundação. O processo pode ser observado em abelhas, répteis, peixes e outros animais.

  • Propagação vegetativa: Processo semelhante à fragmentação, entretanto, é típico de plantas. Nesse caso, um fragmento do vegetal adulto pode ser usado para gerar descendentes idênticos. Esse processo é muito utilizado para promover a reprodução da cana-de-açúcar e da bananeira.

ATENÇÃO: Algumas vezes podem ocorrer mutações que podem desencadear mudanças nos descendentes de uma reprodução assexuada.
 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa