Ciências

Reaproveitamento da água

Aprenda a realizar o reaproveitamento da água e a ajudar o meio ambiente!

A captação da água da chuva é uma alternativa para economizar esse importante recurso

Não há nenhuma dúvida de que a água seja importante para a nossa saúde e para os outros seres vivos, não é mesmo? É ela que ajuda nas reações químicas que ocorrem no interior do nosso corpo, garante o transporte e a eliminação de substâncias, além, é claro, de fazer parte da organização corpórea de todos os seres vivos. O que muitas pessoas não entendem é que esse recurso é relativamente limitado e, se não cuidarmos das nossas fontes hídricas, provavelmente sofreremos com grande escassez de água.

Atualmente vemos muito desperdício e muita poluição, e todos nós, pelo menos uma vez em nossa vida, já contribuímos para isso. Quando tomamos banhos longos, não desligamos a torneira para fazer a higiene bucal ou simplesmente não consertamos um vazamento em nossa casa, estamos contribuindo diretamente para a escassez de água.

Diante disso, hoje daremos dicas de como aproveitar e reaproveitar a água e começarmos a cuidar melhor do nosso ambiente.

A água da chuva

A água da chuva pode ser usada para as mais diversas utilidades em nossas casas. Podemos, por exemplo, molhar as plantas de nosso jardim e cuidar da nossa horta. Além disso, podemos utilizá-la para lavar carros, roupas e até mesmo o piso da nossa casa. Em algumas residências, existem sistemas complexos de captação que levam essa água, por exemplo, direto para o banheiro, onde é usada na descarga.

Vale destacar que, apesar de parecer limpa, a água da chuva pode não estar própria para consumo e conter vírus, bactérias, poeira e alguns poluentes. É por isso que se recomenda utilizar água da chuva apenas para fins não potáveis, ou seja, que não seja para beber. Entretanto, em alguns locais, como no Nordeste, muitas pessoas utilizam essa água para consumo, mas, antes, ela passa por processos de filtração e cloração.

Captar a água, além de ajudar em nossas casas, ajuda a nossa cidade. Ao captar o excesso de água das chuvas, diminuímos a quantidade de água que vai para o sistema de coleta da cidade, rios e lagos. Com isso, diminuímos até mesmo os riscos de enchentes.

A água da máquina de lavar

Utilizar a água da máquina de lavar é uma grande forma de reaproveitar água. Entretanto, essa água pode conter um pouco de sabão, amaciante e outros produtos e, portanto, deve ser usada apenas na lavagem de alguns locais. Para lavar as calçadas, por exemplo, a água da máquina é uma ótima opção.

Cuidados com a água armazenada

A água que será aproveitada ou reaproveitada deve ser armazenada em recipientes e utilizada rapidamente. Ao deixar a água armazenada por muito tempo, pode ocorrer a multiplicação de micro-organismos ou, se não estiver devidamente acondicionada, tornar-se um criadouro para o mosquito-da-dengue.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa