Ciências

Quimiossíntese

Entenda a quimiossíntese, um processo realizado por alguns procariontes em que compostos inorgânicos são usados para obter energia.

Os organismos procariontes podem realizar quimiossíntese

Quando falamos em organismos autotróficos, logo nos lembramos do processo de fotossíntese, não é mesmo? Entretanto, não são apenas plantas e algas, por exemplo, que são organismos autotróficos. A seguir, conheceremos o processo de quimiossíntese, uma outra forma de produzir moléculas orgânicas.

→ O que é quimiossíntese?

Quimiossíntese é um termo utilizado para descrever um processo em que se forma moléculas orgânicas a partir de gás carbônico e água, utilizando a energia conseguida com a oxidação (processo químico que envolve perda de elétrons) de compostos inorgânicos. Difere-se, por isso, da fotossíntese, que consegue a energia graças à luz, daí o nome fotossíntese.

Os organismos que fazem quimiossíntese utilizam substâncias como a amônia, o enxofre e o ferro para retirar energia. O processo, geralmente, é realizado por bactérias, as quais são conhecidas como bactérias quimiossintetizantes, quimioautotróficas, quimiolitotróficas ou quimiolitoautotróficas.

Assim como os organismos fotossintetizantes, as bactérias quimiossintetizantes constituem a base da cadeia alimentar de algumas áreas sem luz, como a profundeza dos oceanos. Isso se deve ao fato de que elas também produzem seu próprio alimento, dessa forma, a quimiossíntese é um processo autotrófico.

→ Tipos de bactérias quimiossintetizantes

Existem diferentes tipos de bactérias quimiossintetizantes, cada uma adaptada a oxidar um determinado composto a fim de obter energia. Como exemplo de bactérias com essa característica, podemos citar:

  • Bactérias nitrificantes: oxidam compostos que possuem nitrogênio. Essas bactérias são encontradas no solo e também na água. Quando no solo, elas exercem papel fundamental na ciclagem do nitrogênio.
  • Bactérias oxidantes de enxofre: oxidam compostos que contêm enxofre.
  • Bactérias oxidantes de ferro: oxidam ferro. Essas bactérias vivem em ambientes muito ácidos ou, então, com baixa disponibilidade de oxigênio.
  • Bactérias oxidantes de hidrogênio: oxidam gás hidrogênio. A maioria dessas bactérias é capaz também de utilizar compostos orgânicos como fonte de energia, portanto, não são apenas autotróficas.


Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa