Ciências

Qual é a finalidade da dor?

Entenda qual é a finalidade da dor e por que ela é tão importante para a manutenção da nossa saúde.

As dores podem ter causas diversas e são um tipo de sensação bastante individual

Quem nunca reclamou de uma dor de cabeça, dor no corpo, dor nos olhos, dores de garganta etc.? Entretanto, o que é a sensação de dor? Ela apresenta alguma função para o nosso organismo?

O que é a dor?

De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor, essa reação pode ser definida como “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a um dano real ou potencial dos tecidos, ou descrita em termos de tal dano”. Isso quer dizer que a dor é uma sensação desagradável que indica algum dano ou risco de dano para alguma parte do organismo.

A dor é uma sensação complexa e varia muito de pessoa para pessoa. Nem sempre o que é dor para alguém é para outro, portanto, trata-se de uma experiência única e completamente individual. Vale destacar que o momento que cada pessoa está passando e os sentimentos naquela ocasião podem aumentar ou diminuir a dor.

Qual é a finalidade da dor?

Quando sentimos dor, como vimos anteriormente, é sinal de que algo não vai bem em nosso corpo e que necessita urgentemente de cuidados. A dor faz com que se busquem medidas para acabar com o problema, funcionando, portanto, como um aviso.

Os médicos devem sempre ficar atentos à dor de um paciente, pois pode ser um sintoma de alguma doença. Sendo assim, esse profissional deve analisar e recolher informações que possam ajudar no diagnóstico e, assim, evitar danos graves ao organismo.

Quais são os tipos de dor existentes?

Basicamente, podemos dividir a dor em dois grupos principais: aguda e crônica. Na dor aguda, o paciente sente a sensação desagradável de forma bastante rápida e repentina. A função principal desse tipo de dor é alertar o organismo imediatamente.

Na dor crônica, a sensação dolorosa é sentida por muito tempo, ocorrendo de forma constante e desencadeando, muitas vezes, sequelas. Diferentemente da dor aguda, esse tipo de dor não apresenta vantagens biológicas, pois vai muito além de alertar o indivíduo, acarretando também danos.

Tratamento da dor

Normalmente, para acabar com as dores, utilizam-se medicamentes analgésicos, que têm por finalidade interromper as vias de transmissão nervosas. Entretanto, o tratamento da dor deverá ser baseado nas suas causas. Isso quer dizer que, ao tratar uma dor de dente, por exemplo, devemos procurar o problema que está afetando o dente. Se for uma cárie, devemos acabar com ela para que a dor de dente também acabe.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa