Ciências

Prevenção de doenças

Cuidados básicos para evitar o contágio de inúmeras doenças.

Uma boa alimentação é importante para a prevenção de doenças.

Para evitar as doenças contagiosas é preciso manter uma alimentação equilibrada, não nos esquecendo das frutas, verduras, legumes, cereais, carnes e ovos frescos. Algumas pessoas têm o hábito de não comer bem, ficando mais expostas a doenças.

Quando nasce um bebê, ainda na maternidade, é feito um cartão que fornece as épocas corretas para se tomar as vacinas e que possui espaço reservado para que o médico acompanhe o desenvolvimento da criança, anotando informações como peso, altura, as vacinas que já tomou, e as datas das consultas.

As doenças mais comuns e que possuem vacinas próprias são catapora, caxumba, rubéola, sarampo, tétano, tuberculose e poliomielite (ou paralisia infantil).



Deixar de levar um filho para tomar as vacinas não é uma boa atitude dos pais, já que muitas doenças sérias podem ser prevenidas por meio desse simples procedimento.

Uma pessoa saudável deve evitar contato com pessoas com doenças transmissíveis, pois se o seu corpo não estiver bem protegido, ela poderá adoecer. Além disso, é sempre bom lavar as mãos com frequência.

É bom lembrar que animais também transmitem doenças e, portanto, não se deve beijar seu pelo ou focinho e nem deixar lamberem seu rosto e boca.

Uma doença bem comum nos dias de hoje, que é transmitida por um inseto, é a dengue. Ela é causada por um vírus, e é transmitida por uma espécie de mosquito, cujo nome é Aedes Aegypti. Ele aparece no período de chuva, e põe ovos em locais que contêm água limpa e parada. O mosquito contaminado com o vírus pode picar várias pessoas, transmitindo a doença.

Por isso é importante eliminar todo tipo de objeto que acumula água das chuvas, como vasos de plantas, latas, tampinhas de refrigerantes, garrafas PET, pneus velhos, bacias, baldes, etc., a fim de evitar que esse inseto se reproduza ainda mais, aumentando as chances das pessoas adquirirem essa doença.



Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Por Jussara de Barros

Versão completa