Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Prevenção de doenças

Cuidados básicos para evitar o contágio de inúmeras doenças.

Para evitar as doenças contagiosas é preciso manter uma alimentação equilibrada, não nos esquecendo das frutas, verduras, legumes, cereais, carnes e ovos frescos. Algumas pessoas têm o hábito de não comer bem, ficando mais expostas a doenças.

Quando nasce um bebê, ainda na maternidade, é feito um cartão que fornece as épocas corretas para se tomar as vacinas e que possui espaço reservado para que o médico acompanhe o desenvolvimento da criança, anotando informações como peso, altura, as vacinas que já tomou, e as datas das consultas.

As doenças mais comuns e que possuem vacinas próprias são catapora, caxumba, rubéola, sarampo, tétano, tuberculose e poliomielite (ou paralisia infantil).



Deixar de levar um filho para tomar as vacinas não é uma boa atitude dos pais, já que muitas doenças sérias podem ser prevenidas por meio desse simples procedimento.

Uma pessoa saudável deve evitar contato com pessoas com doenças transmissíveis, pois se o seu corpo não estiver bem protegido, ela poderá adoecer. Além disso, é sempre bom lavar as mãos com frequência.

É bom lembrar que animais também transmitem doenças e, portanto, não se deve beijar seu pelo ou focinho e nem deixar lamberem seu rosto e boca.

Uma doença bem comum nos dias de hoje, que é transmitida por um inseto, é a dengue. Ela é causada por um vírus, e é transmitida por uma espécie de mosquito, cujo nome é Aedes Aegypti. Ele aparece no período de chuva, e põe ovos em locais que contêm água limpa e parada. O mosquito contaminado com o vírus pode picar várias pessoas, transmitindo a doença.

Por isso é importante eliminar todo tipo de objeto que acumula água das chuvas, como vasos de plantas, latas, tampinhas de refrigerantes, garrafas PET, pneus velhos, bacias, baldes, etc., a fim de evitar que esse inseto se reproduza ainda mais, aumentando as chances das pessoas adquirirem essa doença.



Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Uma boa alimentação é importante para a prevenção de doenças. Uma boa alimentação é importante para a prevenção de doenças.
Por Jussara de Barros

Você pode se interessar também

Ciências

Bactérias

Ciências

Carnes processadas e o risco de câncer

Ciências

Catapora

Ciências

Corpo humano

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.