Ciências

Piracema

Você sabe o que é piracema? Clique aqui para saber mais sobre o comportamento dos peixes e sua reprodução!

Na piracema, o peixe nada contra as águas

Os peixes são animais aquáticos de hábitos de vida variados, inclusive no que diz respeito à reprodução. Alguns peixes, por exemplo, costumam subir o rio para realizar a desova (postura dos ovos) em um processo conhecido como piracema, palavra originada do tupi que significa “subida do peixe” (pira = peixe; cema = subida).

A piracema

A piracema é um processo em que os peixes, de forma sincronizada, nadam rio acima com o objetivo de encontrar locais adequados para a desova e garantir a sobrevivência de seus filhotes nos estágios iniciais de desenvolvimento. Peixes que migram para reproduzir-se são chamados genericamente de espécies migradoras.

A migração é uma etapa importante no ciclo reprodutivo dos peixes. É durante esse período que os ovários e testículos desses animais desenvolvem-se e as células reprodutivas tornam-se maduras. Após a subida, os peixes estão aptos para a reprodução. Nesse momento, a fêmea lança seus óvulos, e o macho lança os espermatozoides sobre eles, propiciando a fecundação.


O salmão é um exemplo de peixe que faz a migração até a cabeceira do rio

Vários peixes realizam a migração em direção à nascente do rio, como o salmão. Esse peixe migra do mar até a cabeceira do rio, o que muitas vezes equivale a mais de mil quilômetros. Além do salmão, podemos citar como exemplo de espécie migradora o curimbatá, dourado, pintado e lambari.

Período da piracema

Nas espécies tropicais e subtropicais, a migração ocorre entre os meses de setembro e março, quando há o período chuvoso e o aumento da temperatura. É nessa época também que os peixes encontram a maior quantidade de alimento nos rios, o que auxilia na obtenção da energia necessária para nadar contra a água.

Ameaça à piracema

A maior ameaça à piracema é o homem, que, na maioria das vezes, coloca seus interesses à frente das questões ambientais. Um dos problemas que se destacam é a pesca ilegal. Apesar da proibição de pesca, muitas pessoas capturam os animais na época da migração, impedindo sua reprodução e, consequentemente, afetando a manutenção da espécie.

Além da pesca ilegal, outro problema vem chamando a atenção dos especialistas: a construção de barragens. Apesar de importantes para a produção de energia no país, as barragens mudam os cursos dos rios, afetando diretamente o processo reprodutivo dos peixes que realizam a piracema e causando seu total desaparecimento na área caso medidas de proteção à espécie não sejam criadas.

Diante do problema causado pela implementação de barragens, hoje existem leis que garantem a criação de mecanismos de transposição para peixes. Esse mecanismo pode ser uma passagem ao redor da barragem ou mesmo escadas e elevadores. Vale destacar, no entanto, que muitas pesquisas comprovam a ineficiência desses processos, uma vez que as barragens afetam a vida nos rios e podem prejudicar os locais de desova.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa