Parede celular da célula vegetal
Conheça a estrutura da parede celular da célula vegetal, um envoltório rico em celulose que garante proteção e rigidez à célula.
A parede celular é um envoltório encontrado externamente à membrana plasmática de uma célula vegetal. Ela aparece logo no início de desenvolvimento da célula. Poucos são os exemplos de espécies que não possuem essa estrutura, podendo ser destacadas as células de embriões de gimnospermas, por exemplo.
→ O que constitui a parede celular?
A parede celular é formada basicamente por celulose, um exemplo de polissacarídeo. A celulose, no entanto, não é o único componente, sendo encontrados também proteínas, lipídios, enzimas, sílica, entre outras substâncias.
→ Qual é a função da parede celular?
A parede celular apresenta diversas funções, mas, sem dúvidas, a mais conhecida é proteção e rigidez da célula. No entanto, a parede celular não apresenta apenas essa função, ela também impede que a célula rompa-se quando muita água é absorvida, controla o crescimento, armazena alguns compostos e atua até mesmo na defesa do vegetal.
→ Parede celular primária e secundária
Nas células vegetais, há dois tipos de parede celular: a parede primária e a secundária. Essa última pode ou não estar presente em uma célula e, geralmente, sua presença causa a morte da unidade.
A parede primária apresenta uma grande quantidade de água e muitos polissacarídios e proteínas. Essa parede é, geralmente, depositada de forma homogênea, mas possui algumas regiões mais espessadas que outras. Os locais onde ocorre menor deposição dos componentes primários são chamados de campos de pontoação.
Na parede secundária, observa-se uma quantidade de água inferior à da parede primária e a celulose constitui o maior componente. Às vezes, também é possível encontrar lignina, uma molécula que garante rigidez à célula. Diferentemente da parede primária, a parede secundária pode apresentar-se de forma descontínua. Normalmente, no local onde existe um campo de pontoação, a parede secundária não é depositada, surgindo as pontoações.
Curiosidade: Você sabia que, além de vegetais, outros organismos possuem um envoltório externo à membrana plasmática? Fungos, alguns protistas e bactérias são exemplos de organismos que apresentam essa estrutura. Vale destacar, no entanto, que a composição da parede, nesses casos, é diferenciada.