Ciências

Pandemia

Entenda o que é pandemia, conheça alguns exemplos e entenda por que nos dias atuais uma doença espalha-se mais rapidamente para outras partes do mundo.

A Zika é uma doença que recentemente se espalhou para várias partes do mundo

Quando falamos em doenças contagiosas, a nossa maior preocupação é que elas se espalhem e acometam grande parte da população, não é mesmo? O surgimento de pandemias preocupa todas as autoridades, principalmente quando são doenças graves, como o ebola. Mas, afinal, o que é uma pandemia?

O que é pandemia?

A pandemia acontece quando uma determinada doença espalha-se por várias regiões do planeta, não ficando restrita apenas a um povo, estado ou país. Nas pandemias, uma grande área geográfica é afetada pelo problema, ou seja, a doença toma grandes proporções.

Um exemplo recente de pandemia foi observado em 2009, quando a gripe H1N1 estava espalhando-se rapidamente por várias áreas do globo. Essa gripe apresenta maior risco de agravamento do quadro que a gripe comum, o que causou a morte de várias pessoas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em oito semanas, a doença atingiu 120 territórios e levou à morte 2 mil pessoas somente no Brasil durante o período da pandemia.

Além da pandemia de H1N1, que foi declarada finalizada em 2010, podemos citar outro exemplo: a AIDS. Essa é uma doença viral causada pelo vírus HIV, o qual é transmitido, principalmente, por via sexual. A doença é grave, não possui cura e ataca o sistema de defesa do nosso corpo, deixando-o mais propenso às infecções. A pandemia de AIDS, infelizmente, ainda não chegou ao fim.

Nos dias atuais, é mais fácil ocorrer uma pandemia?

Atualmente existe um fluxo intenso de pessoas, que viajam de um local para outro sem grandes dificuldades. Com isso, é grande o risco de que doenças sejam levadas de um país para outro rapidamente. Esse problema é agravado ainda pelo fato de algumas doenças não apresentarem sintomas imediatos, o que faz uma pessoa viajar de uma região para outra sem ao menos perceber que está portando alguma doença grave.

Qual é a diferença entre uma epidemia e uma pandemia?

A epidemia, diferentemente da pandemia, não se espalha por vários países, estando restrita a uma determinada região. Nas epidemias, verifica-se um aumento maior do que o esperado de casos de uma doença em um determinado período. Um exemplo de epidemia é a dengue, que, anualmente, apresenta no país números assustadores.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa