Ciências

Neurônios

Já ouviu falar em neurônios? Leia este texto e amplie seus conhecimentos sobre o assunto!

Os neurônios são responsáveis por transmitir os impulsos nervosos.

O nosso sistema nervoso é composto por várias células, entre elas, destacam-se os neurônios, também chamados de células nervosas. Essas células são capazes de transmitir impulsos nervosos e estimular outras células, permitindo, assim, que haja respostas aos estímulos do meio. Sem neurônios não seríamos capazes, por exemplo, de sentir dor ou um carinho, movimentar-nos, de raciocinar, de expressar emoções, entre várias outras funções.

Os neurônios são formados por algumas partes básicas. Observe a seguir o esquema:

Observe as partes básicas de um neurônio.

O corpo celular é o local onde encontramos o núcleo da célula, que normalmente é redondo e bem grande. Do corpo celular é possível observar alguns prolongamentos. Destes, os mais curtos e cheios de ramificações, que lembram galhos de árvores, são os chamados dendritos. Já os mais longos e que se ramificam apenas na extremidade são chamados de axônio.

O axônio normalmente é único em um neurônio e pode apresentar um revestimento conhecido como bainha de mielina, que é formada pelo enrolamento da membrana plasmática de várias células, que podem ser células de Schwann ou oligodendrócitos. Esse revestimento funciona como um isolante, impedindo a passagem do impulso nervoso nesses locais. O impulso, então, salta para locais onde não há presença da bainha.

A extremidade do neurônio fica bem próxima da célula vizinha, sem, no entanto, tocá-la. Essa região de extrema proximidade é chamada de sinapse. Nas sinapses, um neurônio libera uma substância, chamada de neurotransmissor, que permite a estimulação e passagem do impulso nervoso para outra célula.

De acordo com sua função, os neurônios podem ser classificados em três tipos básicos:

Neurônio sensitivo: Capta e leva os impulsos nervosos dos órgãos do sentido para o encéfalo e medula espinal, que compõem o sistema nervoso central.

Neurônio motor: Leva a resposta do sistema nervoso central para músculos e glândulas.

Neurônio associativo: Conecta um neurônio ao outro.

Curiosidade: No nosso corpo existem cerca de 86 bilhões de neurônios.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa