Ciências

Nervos

O que você sabe sobre os nervos? Essas estruturas são importantes na condução de estímulos para os centros nervosos e para órgãos efetores.

O sistema nervoso periférico é composto por nervos

No sistema nervoso, mais precisamente no sistema nervoso periférico, encontramos os nervos. Estes são os responsáveis pela comunicação entre os órgãos que captam estímulos, os centros nervosos e os órgãos que respondem a esses estímulos, tais como as glândulas e músculos.

Mas, afinal, o que são nervos?

Os nervos são fibras nervosas que se agrupam e formam feixes. Essas fibras nervosas são constituídas por um axônio (maior ramificação do neurônio) e pelas bainhas que o envolvem. Os nervos são ricos em mielina, uma substância lipídica que constitui a bainha de mielina nos neurônios, e em colágeno. Essas duas substâncias garantem um aspecto esbranquiçado aos nervos.

Classificação dos nervos

Os nervos são formados por fibras, as quais podem ser classificadas em aferentes e eferentes. As fibras aferentes captam informação do meio e do próprio corpo e levam-na até os centros nervosos. As fibras eferentes, por sua vez, fazem um caminho quase inverso, pois levam informações dos centros nervosos até os órgãos que responderão ao estímulo. De acordo com o tipo de fibra que possuem, podemos classificar os nervos em:

  • Nervos sensoriais: apresentam apenas fibras aferentes, ou seja, captam os estímulos do meio e do interior do nosso corpo;

  • Nervos motores: possuem apenas fibras eferentes, ou seja, levam informações para os órgãos efetores (que respondem ao estímulo);

  • Nervos mistos: apresentam tanto fibras aferentes como eferentes.

Nervos espinhais e nervos cranianos

Os nervos são encontrados normalmente em pares e podem também ser classificados em espinhais e cranianos.

  • Nervos espinhais: são aqueles que partem da medula espinhal. Existem 31 pares de nervos espinhais em nosso corpo;

  • Nervos cranianos: são aqueles que partem do encéfalo. Há 12 pares desse tipo de nervo.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa