Mamba-negra
Saiba mais sobre a mamba-negra, uma das serpentes mais mortíferas do planeta.
A mamba-negra (Dendroaspis polylepis) é uma serpente muito agressiva, quando ameaçada, e extremamente venenosa. Ela é considerada uma das serpentes mais mortíferas do mundo. A espécie, que vive cerca de onze anos na vida selvagem, é encontrada na África, sendo comum em regiões de savanas bem arborizadas e florestas ribeirinhas.
→ Quais são as características da mamba-negra?
As mambas-negras possuem coloração acinzentada e apresentam como característica mais marcante a coloração negra do interior da boca, o que acabou dando origem para o seu nome. Pesam cerca de 1,6 kg e são relativamente grandes, podendo atingir aproximadamente quatro metros de comprimento.
A agilidade dessas serpentes é um ponto que impressiona. As mambas-negras estão entre as mais velozes do mundo, atingindo cerca de 20 quilômetros por hora. Vale frisar que essa capacidade é usada principalmente para fugir de possíveis predadores e não para atacar uma presa.
→ O que o veneno da mamba-negra faz com nosso corpo?
O veneno da mamba-negra possui toxinas potentes que podem desencadear um ataque cardíaco e matar uma pessoa. Caso o paciente não procure imediatamente o médico para a aplicação do soro antiofídico, pode morrer em cerca de 20 minutos. Infelizmente, em muitas áreas, o soro não está disponível e número de mortes nessas regiões é maior.
Vale destacar que a mamba-negra, normalmente, evita o confronto com seres humanos. Entretanto, caso se sinta acuada e ameaçada, ela levanta parte do seu corpo, abre a boca e realiza diversas picadas consecutivas, injetando seu poderoso veneno.
O interior da boca da mamba-negra tem coloração escura
→ Curiosidades
-
Diferentemente de muitas espécies do planeta, a mamba-negra é classificada como “pouco preocupante” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). Isso significa que a espécie não apresenta, até o momento, riscos de entrar em extinção;
-
Pesquisadores de uma universidade da França descobriram peptídeos no veneno da mamba-negra que possuem ação analgésica. Esses peptídeos foram chamados de mambalginas. Apesar de conter esses peptídeos, o veneno, bastante tóxico, não pode ser usado para esse fim na forma como o encontramos na natureza. Sendo assim, a recomendação é: Mantenha distância!
Por Ma. Vanessa dos Santos