Ciências

Gripe H1N1

Saiba mais sobre a H1N1, um tipo de gripe grave que pode desencadear complicações!

A gripe H1N1 é causada por um tipo de vírus Influenza

Com certeza você já ouviu falar de gripe, não é mesmo? Essa doença é muito comum na população e é ocasionada por um vírus que causa febre e mal-estar. Entretanto, existe mais de um tipo de gripe, como é o caso da gripe H1N1, um tipo extremamente perigoso.

→ O que é a gripe H1N1?

Todos os tipos de gripe são causados por um vírus chamado Influenza. O vírus influenza pode ser do tipo A, B ou C, sendo o A o maior responsável pelas epidemias que se espalham por uma grande área. O causador da gripe conhecida como H1N1 ou gripe A é um vírus influenza A do tipo H1N1. Esse tipo surgiu após a combinação de genes de vírus Influenza humano, aviário e suíno.

→ Quais são os sintomas da gripe H1N1?

A gripe H1N1 causa sintomas relativamente semelhantes aos de uma gripe comum, entretanto, eles podem ser mais intensos e desenvolver complicações. Entre os principais sintomas dessa doença, destacam-se febre alta, dores no corpo, na cabeça e na garganta, tosse seca e fraqueza. Em casos graves, ocorrem dores no peito, dificuldade para respirar, tontura e até mesmo confusão mental.

→ Como é feito o tratamento da H1N1?

Normalmente, para o tratamento da H1N1, recomenda-se a ingestão de líquido e repouso, entretanto, em alguns casos, pode ser recomendado também o uso de um medicamento conhecido comercialmente como Tamiflu. Esse remédio é um antiviral, ou seja, um medicamento que diminui a multiplicação do vírus, garantindo, assim, uma cura mais rápida da doença. Vale frisar que nenhum medicamento deve ser tomado sem recomendação médica, sendo assim, automedicação não deve ser realizada.

→ Como posso me prevenir da H1N1?

O primeiro passo para se prevenir contra a H1N1 é a vacinação anual contra a doença. Essa vacina é aplicada todos os anos, pois o Influenza é um vírus com grande capacidade de mutação, sendo necessária, portanto, a atualização da vacina para acompanhar as mudanças ocorridas no vírus.

A vacina contra H1N1 é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para alguns grupos que possuem mais riscos de desenvolver a forma grave da doença. Entre os grupos que podem vacinar-se gratuitamente, estão inclusos os idosos, as crianças com idade superior a seis meses e menores de cinco anos, mulheres grávidas, mulheres que realizaram parto em menos de 45 dias, pessoas com algumas doenças crônicas, indígenas, população privada de liberdade e profissionais da saúde.

Além da vacinação, a prevenção contra a H1N1 pode ser feita com algumas medidas de higiene, tais como:

  • Lavar sempre as mãos com água e sabão ou realizar a higienização com álcool 70%. Vale lembrar que as mãos com sujeira visível devem ser lavadas com sabão antes da utilização do álcool;

  • Utilizar lenços descartáveis para limpar o nariz;

  • Sempre tampar o nariz e a boca ao tossir ou espirrar;

  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;

  • Dar preferência a ambientes ventilados e evitar aglomerações de pessoas em época de epidemia.;

  • Não ter contato direto com o doente.

 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa