Ciências

Escorpiões peçonhentos

Saiba um pouco mais sobre os escorpiões peçonhentos do Brasil e como se proteger de acidentes com esses aracnídeos.

Alguns escorpiões possuem veneno bastante tóxico

Os escorpiões são aracnídeos que podem causar sérios acidentes. Diferentemente de muitos animais, o escorpião possui seu veneno localizado na sua cauda, em uma região denominada de télson. Ao atacar a pressa, ele inocula o veneno através de um ferrão localizado nesse local.

O veneno do escorpião, dependendo da espécie, pode causar bastante dor, produção exagerada de suor, enjoo, vômitos, aumento dos batimentos cardíacos, dificuldade respiratória e até mesmo a morte. Portanto, é fundamental conhecer bem esses animais e seus hábitos para evitar acidentes.

No nosso país são registrados, em média, 9.000 acidentes com escorpião por ano, sendo alguns extremamente graves. Todas as espécies de grande importância médica aqui encontradas são do gênero Tityus.

A seguir descreveremos as características dos principais escorpiões encontrados no nosso território:

- Escorpião Amarelo (Tityus serrulatus) - Como seu nome indica, apresenta coloração amarelo-claro e algumas manchas mais escuras na região do tronco e da cauda. É encontrado em áreas mais quentes e secas. Essa espécie é considerada a mais venenosa da América do Sul.

- Escorpião Marrom (Tityus bahiensis) - Esse animal possui coloração marrom avermelhado e suas patas apresentam-se mais claras e manchadas. Está presente em locais mais úmidos.

- Escorpião do Nordeste (Tityus stigmurus) - Esse escorpião apresenta coloração amarelo-claro e possui uma mancha escura em formato de triângulo em sua cabeça. É encontrado em áreas quentes e secas.

No Brasil, todos os escorpiões responsáveis por acidentes graves são do gênero Tityus

Para evitar a presença de escorpiões, é importante sempre limpar a casa e o quintal, retirando entulhos, lixos e materiais de construção. Os escorpiões adoram baratas, sendo assim, uma casa limpinha, sem lixo e sem insetos pode não ser atrativa para esse artrópode.

Algumas vezes, no entanto, não é possível evitar a presença desses animais, sendo assim, você deve ter uma atenção redobrada. Primeiramente, lembre-se sempre de sacudir as roupas pessoais e de cama e sempre olhar no interior de sapatos antes de calçá-los. Evite também mexer em entulhos e materiais de construção sem a devida proteção.

Atenção! Caso seja picado por um escorpião, dirija-se rapidamente ao hospital mais próximo e, se possível, leve o animal com você. É importante não colocar pomadas nem nenhum remédio caseiro. Apenas lave o local com água e sabão e procure o médico. O tratamento é feito através de anestésicos e, em alguns casos, administra-se o soro antiescorpiônico.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa